mai 03

59 anos de atuação no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente

Nesta 5ªfeira (03 de Maio), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – está comemorando seus 59 anos de atividades. Sua criação ocorreu por ato do então Governador Jânio da Silva Quadros através da Lei Estadual nº 4.171 de 17 de Setembro de 1957, na qualidade de Instituto Isolado de Ensino Superior do Estado (FAFI). O atual Diretor é o Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia e Vice-Diretor, o Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, eleitos para o quatriênio 2018/2022. Reitor: Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini e Vice-Reitor: Prof.Dr.Sérgio Roberto Nobre.

A nomeação do 1º Diretor, Prof.Dr.Joaquim Alfredo da Fonseca verificou-se no dia 06 de Agosto de 1958. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente – Pioneira na região – foi autorizada a funcionar por Decreto Federal nº 45.755, de 13 de Abril de 1959, com os cursos de Geografia e Pedagogia, com início no dia 03 de Maio de 1959.

No ano de 1963 foi autorizado o funcionamento dos cursos de Matemática e Ciências Sociais. No ano de 1969 foi instalado o curso de Licenciatura em Ciências Sociais e posteriormente, no ano de 1975, o curso de Estudos Sociais. Através do Decreto nº 191, de 30 de Janeiro de 1970, a Faculdade – juntamente com outros 14 Institutos Isolados do Ensino Superior foi transformada em Autarquia de Regime Especial.
Em 30 de Janeiro de 1976 – através da Lei 952 – foi criada a Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho“; e a partir daí, esta Unidade que recebeu a denominação de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA. Nessa passagem foram extintos os cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências e Estudos Sociais.

No ano seguinte (Julho/1977), foi instalado o Curso de Engenharia Cartográfica; e em 1984 foi criado o Curso de Estatística. Em Novembro de 1987 foi aprovado o curso de Pós-Graduação em Geografia/MESTRADO, na área de concentração “Ambiente e Sociedade”. No ano de 1988, o Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA, incorporou o Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente/IMESPP, com os curso de Fisioterapia e Educação Física, além de reimplantar o curso de Pedagogia.

Foi no ano de 1989 que a denominação Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA, foi alterada para: Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT-UNESP. Em Agosto de 1994 foi aprovado o curso de Pós-Graduação em Geografia/DOUTORADO, na área de “Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental”. No dia 20 de Janeiro de 1997 foi autorizado o curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas/ MESTRADO, na área de concentração “Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais” – único no País com essa denominação.

No ano 2000 – mais precisamente no mês de Fevereiro – foi autorizada a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação/MESTRADO, na área de concentração “Formação Inicial e Continuada de Professores”, tendo sido recomendada pela CAPES em 16 de Julho de 2001. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas/DOUTORADO obteve também no ano 2000, autorização para sua criação.

Até o ano 2001, a Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT/UNESP, contava com sete cursos de Graduação: 1) – Educação Física; 2) – Engenharia Cartográfica; 3) – Estatística; 4) – Fisioterapia; 5) – Geografia; 6) – Matemática; 7) – Pedagogia. Os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Física, foram criados em 2001, com iniciação em 2002. No mês de Maio de 2003 foram criados os cursos de Arquitetura, Urbanismo e Química, que tiveram início em Julho desse mesmo ano.

O dia Três de Maio tem significado especial para Presidente Prudente: a FCT/Unesp comemora seus 59 anos de atividades na cidade centenária, Capital Regional.

Esta é a Galeria de Diretores que fizeram a história da Faculdade pioneira que deu origem à FCT/Unesp.O Reitor (Sandro) e o Diretor (Rogério) são integrantes da comunidade.

O Campus Universitário da FCT/Unesp é considerado o maior do Estado; e aqui predominam as flores que fazem parte do dia-a-dia de uma cidade com mais de 225 mil habitantes.

Clique para ampliar!
Por esta imagem aérea é fácil avaliar a importância dessa extensa área verde ocupada pelo Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Pres.Prudente.