mai 11

Na primeira semana de Maio de 2012, o Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu para defesa pública de tese de Doutorado o candidato Cláudio Eduardo de Castro. Ele teve como Orientador o Prof. Dr. João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e desenvolveu o tema: ‘’A política nacional de proteção da natureza e seus desdobramentos no território do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses’’.

Os demais componentes da Banca Examinadora foram: a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. A defesa de tese verificou-se no Anfiteatro VI do dia 04 de Maio de 2012 a partir das 08h00.

Na tese, Cláudio Eduardo de Castro exaltou a natureza, como sendo uma das preocupações humanas que se expressa desde os tempos mais remotos. Desse período, até a contemporaneidade, as Leis se fizeram segundo os paradigmas ecológicos que por sua vez passaram do utilitarismo de uma ecologia puramente biológica, sistemática , para a incorporação do homem como um elemento da natureza, holística e da complexidade. Isto – diz ele – nos permitiu distinguir os períodos da política de proteção da natureza em fases anteriores ao primeiro Código Florestal e posteriores a ele.

Citando o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – afirma – que com sua implantação abarcou inúmeras comunidades, cujas identidades estão ligadas aos territórios simbólico e naturalista. O estabelecimento do território político de proteção da natureza, neste caso, vem causando novas demandas e cerceamento da possibilidade de produção dessas territorialidades, provocando o enfraquecimento do território comunitário

pela sua base, a subsistência. Essas comunidades (17 ao todo), se abrigaram sobretudo nas bordas das dunas móveis (Lençóis). Mas também dentro delas desde o final do século XIX, e lá se firmaram pelas atividades de subsistência, sendo ora mais pescadoras, ora mais agricultoras ou pecuaristas.

Cláudio Eduardo de Castro mereceu aprovação geral de todos os componentes da Banca Examinadora e é o mais novo “Doutor em Geografia” após defesa pública de tese de Doutorado pela FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente / SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Banca Examinadora constituída para ouvir a defesa pública de Tese de Doutorado em Geografia pela FCT/UNESP, Cláudio Eduardo de Castro foi aprovado com distinção, tornando-se Doutor em Geografia.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.