mai 24

No dia 22 de Maio, docentes, alunos e ex-alunos de graduação em Engenharia Cartográfica estiveram reunidos no Auditório da FCT/UNESP a fim de fazer completa avaliação do curso que vem sendo mantido desde 1977 no Campus de Presidente Prudente. Foi o XIX Seminário anual de avaliação coordenado pelo Prof. Dr. José Milton Arana – que além de docente é também Coordenador do programa de graduação – ao lado da Profª.Drª.Maria de Lourdes Trindade Galo – Coordenadora do programa de pós-graduação e do Chefe do Departamento de Cartografia, Prof. Dr. João Carlos Chaves.

De acordo com a programação, coube ao Prof.Dr.Arana a abertura do evento, seguindo-se as avaliações do curso, com o Guia Estudantil Abril, GRAL, Avaliação Institucional e Avaliação ENADE. O Prof.Dr. Amilton Amorim, representante Docente – Titular (que também deveria participar) foi impedido por problemas de saúde, sendo substituído pelo Chefe do Departamento de Cartografia, Prof.Dr.João Carlos Chaves. Seguiu-se a palestra proferida pelo Prof. Dr.João Fernando Custódio da Silva que falou sobre o Mercado de Trabalho do Engenheiro Cartógrafo.

Depois de um breve intervalo para o “Café da Tarde” onde todos participaram, o ex-aluno com formação superior desde 1994, Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo se apresentou como convidado especial e na condição de Representante da FCT/UNESP no CREA para sua exposição. Ele abordou a Atribuição Profissional – Sistema CONFEA/CREA, com base na Resolução 1.010/205 e lembrou que “Profissionais registrados antes de 1º de Julho de 2007, continuarão com suas atribuições intactas”. Como ressalva: único efeito da 1.010 sobre esses profissionais será a possibilidade de estender suas atribuições, conforme conhecimentos adquiridos por meio de cursos regulares – disse.

Por sua vez, a Profª.Drª.Maria de Lourdes falou sobre a Pós-Graduação no Brasil (Stricto Senso), com Programas de Mestrado e Doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das Instituições de Ensino e ao Edital de seleção de alunos. Ao final do curso – afirma – o aluno obterá o Diploma. Mestre: título que demonstra a qualificação técnico cientifica; e Doutor: título outorgado pela Universidade.

E por que fazer pós-graduação? A Profª.Drª Maria de Lourdes, explica: Possibilidade de uma carreira estável; Salários crescentes ao longo da vida; Pouco trabalho rotineiro; Atualização constante; Trabalho com conhecimento de ponta e aquisição de conhecimentos sólidos; Possibilidades de viagens a congressos e treinamento de curta e longa duração no exterior. E ainda: Independência e livre pensar; Convivência com pesquisadores atualizados; Ampliações de horizontes profissionais e culturais; Convivência com outras culturas e pessoas; Convivência com diversidade; Aprender a identificar e resolver problemas pela pesquisa; Não ter um chefe, mas um Orientador!

Na etapa final, todos participaram de uma Mesa Redonda para tratar de assuntos acadêmicos/profissionais.
Participação dos Profs.Drs.:João Fernando Custódio da Silva; José Milton Arana; e dos ex-alunos, atualmente atuando em importantes organizações: Prof.Dr.Edmilson Martinho Volpi e Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo, bem como um aluno do 5º ano de Engenharia Cartográfica – especialmente convidado – Diego Gervazoni. Cada um expôs sua ideia e respondeu às indagações dos participantes do Seminário. Diego afirmou categoricamente: “Quem é formado sabe como é importante o curso de Engenharia Cartográfica da Unesp em Presidente Prudente”.

O ex-aluno Edmilson Volpi (formado em 1991 pela FCT/UNESP e Mestrado concluído em 2001 pela Universidade Federal de São Carlos), é atualmente diretor regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em São José do Rio Preto. Ele nos disse: “Faço questão de vir aqui, porque o curso de Engenharia Cartográfica cresceu muito e todos nós, ex-alunos crescemos com ele. O que aprendemos nesta Faculdade foi muito importante porque aplicamos na prática, como aliás, venho fazendo há 20 anos com o trabalho de elaboração de cadastros, monitoramento e geoprocessamento. E quando dizemos de nossa formação profissional pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, todas as portas se abrem a nosso favor. Isto é o primeiro sinal positivo que encontramos à nossa frente, em toda parte” – concluiu.

O Seminário de avaliação do curso de Engenharia Cartográfica, realizado pela 19ª.vez em Presidente Prudente foi coordenado pelo Prof.Dr.José Milton Arana.

Docentes e alunos marcaram presença nesse encontro, prestigiado por convidados especiais; entre os quais a Profª.Drª. Maria de Lourdes, Coordenadora de Pós- graduação.

O Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo, falou sobre Atribuição Profissional , na condição de representante da FCT/UNESP no CREA. Participação do Prof.Dr.João Carlos Chaves –Chefe do Deptº de Cartografia.

Começa a Mesa Redonda, com o ex-aluno e atual diretor regional da Secr.Estadual do Meio Ambiente em S. J. do Rio Preto, Prof.Dr.Edmilson M.Volpi e do Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva e outros.

E como não poderia deixar de ser, a presença de um estudante especialmente convidado: Diego Gervazoni, do 5º ano de Engenharia Cartográfica.”Quem é formado sabe como é importante o curso de Engenharia Cartográfica da Unesp de Pres.Prudente”- disse.