mai 11

Sob a coordenação da Fisioterapeuta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Profª.Drª.Ana Lucia de Jesus Almeida está sendo lançado em Presidente Prudente o Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde (PRÓ-Saúde) – articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), referente ao biênio 2012-2013.

Trata-se de uma parceria que envolve de um lado Ministério da Saúde e Ministério da Educação e de outro, a FCT-UNESP e a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (SMS). O foco principal dessa inovação está voltado à Atenção Primária à Saúde (APS), no processo de consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e educação pelo trabalho. É a aproximação: Universidade/Serviços Púbicos de Saúde, de conformidade com o Edital nº 24, de 15 de Dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte.

Ao todo foram propostos 13 projetos PETs, com atividades voltadas à pesquisa, ensino e extensão. Mas que necessariamente implicará em nova intervenção na Atenção Básica, em unidades previamente definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente. Os estudantes de graduação em Fisioterapia e Educação Física assim como diferentes profissionais, inseridos na APS e Professores da FCT/UNESP realizam um trabalho interdisciplinar; e conjunto, no desenvolvimento de atividades com intuito de transformar o ensino em saúde e qualificar os serviços do SUS. Ao mesmo tempo, promove a educação permanente entre os profissionais envolvidos..

Justifica a Coordenadora que ambas as instituições consideram importante a oportunidade de participar do Programa PRÓ/PET-SAÚDE como uma alternativa única de ampliar o compromisso de reorientação da formação profissional e de educação permanente/qualificação em serviço dos profissionais da saúde. A meta – disse – é aproximar a Universidade cada vez mais das necessidades dos serviços de saúde do SUS, para que estes tornem-se fonte de produção de conhecimento e pesquisa, conscientes de que todas essas ações devem estar direcionadas para o processo de consolidação do SUS.

Um dos principais objetivos do Programa em referência é o de desenvolver atividade curricular que permita incorporar outras formas de aprendizagem presentes na realidade social e na formação da graduação de fisioterapeutas e educadores físicos, ou seja: promover mudanças curriculares Também é uma importante contribuição para qualificação dos profissionais de saúde, no processo de aprendizagem em serviço, a partir das demandas e problemas identificados coletivamente pelos sujeitos envolvidos no processo de intervenção: Professores Tutores, Preceptores (profissionais do SUS), Alunos de graduação e usuários do serviços como fonte de produção do conhecimento e pesquisa da FCT/UNESP.

Outro aspecto importante está relacionado com a presença científica. Esse projeto também busca provocar a Universidade para o desenvolvimento de pesquisas atinentes que tenham pertinência e relevância social, a partir da problematização de questões ligadas ao contexto dos cenários de práticas em saúde, qualificando a atenção e favorecendo a inserção das necessidades dos serviços.

A Profª.Drª.Ana Lúcia de Jesus Almeida considera que tudo deve contribuir para a aquisição de habilidades e competências coerentes com os princípios e necessidades do Sistema Ùnico de Saúde – SUS. Com destaque ao incentivo, à produção de conhecimentos na área e a articulação ensino, pesquisa, extensão e serviço como processos interligados; que vão de encontro às necessidades do nosso município.

A coordenação da reunião ficou a cargo da Profa. Dra. Arlete Meneguette, Presidente da Comissão de Acessibilidade e Acompanhamento de Obras da FCT, que convidou o arquiteto e urbanista Marcos Vinícius Vincenzi de Agostinho, da empresa MVA, a apresentar o Projeto Executivo de Acessibilidade da FCT, que está sendo aprimorado com a contribuição de docentes, funcionários, estudantes e membros da comunidade.

Após um dia de intenso trabalho, a equipe conseguiu finalizar um instrumento de coleta de dados e uma proposta de cronograma para o diagnóstico de acessibilidade em todas as unidades universitárias, o qual será conduzido pela PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), visando tornar a Unesp uma universidade ainda mais inclusiva.

Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Ana Lúcia de Jesus Almeida, Fisioterapeuta da Faculdade de Ciências e Tecnologia é quem coordena o PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE uma parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação,Secretaria Municipal de Saúde e Unesp.