mai 16

A primeira dissertação de Mestrado do mês de Maio na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – versou sobre o Programa “Cidadescola” no 1º ano do ensino fundamental em uma escola de Presidente Prudente: Entre a ludicidade e a sala de aula, e foi defendida pela candidata Nair Correia Salgado de Azevedo. A Comissão Examinadora contou com a presença e participação do Orientador, Prof.Dr.Mauro Betti (Departº. de Educação Física) da Faculdade de Ciências de Bauru/SP; Prof.Dr.Maurício Roberto da Silva, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/SC e Prof. Dr. José Milton de Lima (Deptº. de Educação) da FCT/UNESP – Presidente Prudente/SP.

A defesa de dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, verificou-se no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp no período da manhã do dia 09 de Maio de 2012. O trabalho apresentado pela Mestranda está resumido na pesquisa: Prática e processos formativos em Educação e se relaciona à ampliação do Ensino Fundamental no Brasil – de 8 para 9 anos – que tem provocado incertezas aos pais e professores da educação básica.

Nair Correia Salgado de Azevedo diz em seu relatório que por imposição de uma Lei Federal, as crianças ingressam mais cedo no Ensino Fundamental, isto é, aos seis anos de idade. Em Presidente Prudente e outros municípios, ocorre gradativamente a implementação de mais uma medida definida pelo Governo Federal: a escola em tempo integral que recebeu o nome de “Cidadescola”, seguindo as diretrizes e orientações propostas pelo Ministério da Educação, dentre as quais está a recomendação de valorizar os jogos e brincadeiras.

Em outro tópico da defesa pública, a Mestranda ressalta: Constatou-se que, no ambiente escolar, as crianças privilegiam as relações entre os pares, as práticas lúdicas em atividades que propiciam o movimento, os momentos de brincadeiras com brinquedos tradicionais, como: bonecas e carrinhos e os jogos informáticos como softwares e jogos on-line na Internet. Constatou-se também que as crianças possuem algumas concepções sobre a oposição entre jogo e trabalho/Programa “Cidadescola” – consideradas divertidas – e as atividades da sala de aula.

Constatou-se também certo antagonismo entre a visão dos adultos e das crianças sobre a importância das atividades lúdicas no ambiente escolar. Por fim, concluiu-se que, no caso da escola estudada, há risco de uma oposição entre o “período regular” e o “contraturno”. Como se fossem duas escolas diferentes na mesma unidade escolar, quando diretrizes didático-pedagógicas presentes na literatura especializada e nos documentos oficiais, apontam para a necessidade de uma escola integral; portanto, inteira.

Perante a Comissão Examinadora a candidata do Programa de Pós-Graduação, Nair Correia Salgado de Azevedo (da FCT/UNESP) apresenta sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação.

O trabalho de defesa de dissertação de Mestrado/Educação versou sobre o Programa “Cidadescola” e foi acompanhado com vivo interesse por parte dos integrantes da Banca e demais interessados.