mai 14

Inaugurada pelo Reitor da Unesp no dia 03 de Maio, em comemoração aos 53 anos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) em Presidente Prudente, a Exposição Itinerante Inclusiva “Rio+20 Click!”Unesp Ciência deixou a Biblioteca da Faculdade para ser levada a outras unidades universitárias (Ourinhos, Rosana e São José do Rio Preto) entre outras. Antes, porém, alguns ítens do acervo especialmente elaborados pela equipe da Profª.Drª.Arlete Meneguette (Presidente da Comissão de Acessibilidade da FCT) foram apresentados aos alunos atendidos na Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, que realizaram uma avaliação e contribuíram para o aprimoramento dos modelos.

Com base na foto de um botão de flor de laranjeira perfurado por uma abelha (a qual aparece pousada na superfície do botão de flor) o game designer Matheus Meneguette – formado pela PUC-SP – e o estudante Ulisses de Paula e Silva (da Unesp – Campus de Ourinhos), construíram diversos modelos táteis. Foram utilizados materiais com diferentes texturas (emborrachados, pelúcia, feltro, papel alumínio, papel micro-ondulado, papel Paraná, espuma injetada, tecido, hidromiçanga, tinta dimensional, barbante etc). O designer Matheus Meneguette também elaborou modelos em 2,5D (sugerem o 3D no 2D), utilizando o papel fotográfico e emborrachado, simulando diferentes camadas em baixo e alto relevo, semelhantes à técnica usada em construção de maquetes.

Além disso foram elaborados modelos tridimensionais pela Artista Plástica Rita Cavalli de Oliveira (Voluntária do Projeto Unesp), que utilizou tecido, emborrachado, massa acrílica, tela, tinta, silicone e outros materiais para representar o botão de flor e a abelha, o mais fielmente possível à realidade. Os modelos 2,5D e 3D encantaram a todos que os manusearam, pois remetem melhor aos objetos representados, do que os modelos táteis 2D com textura. Para enriquecer o acervo foram elaborados textos impressos em letras ampliadas e textos impressos em Braile, através de parceria com o CPIDES (Centro de Promoção da Inclusão Digital, Escolar e Social) da FCT/Unesp.

Arquivos MP3 de áudio-descrição do material foram elaborados por Uilian Vigentin (da Unesp – Campus de Araraquara), utilizando um software leitor de tela, que transforma os textos escritos em áudio, o que confere mais autonomia para as pessoas com deficiência visual. Utilizando as 20 fotos que compõem a exposição itinerante, o game designer Matheus Meneguette elaborou alguns jogos de tabuleiro, dentre os quais: quebra-cabeça, dominó, sequência temporal etc. Os materiais elaborados estão disponíveis em meio digital a partir de http://www.fct.unesp.br/#2188,2203

Se alguma outra instituição pública ou privada tiver interesse em receber a mostra, basta mandar um e-mail para: unesp.imprensa@reitoria.unesp.br/

Modelos táteis foram utilizados com diferentes texturas, juntamente com modelos tridimensionais construídos pelo game designer Matheus Meneguette e pela Artista Plástica (voluntária da Unesp), Rita Cavalli de Oliveira. Especialmente para esta demonstração.

Uma equipe da TV Fronteira, com o Repórter Murilo Zara documentou tudo, e entrevistou a Profª.Drª.Arlete Meneguette, com abordagem geral sobre a Exposição “Rio+20 Click!”Unesp Ciência, dedicada aos alunos atendidos pela Associação de Proteção aos Cegos de Pres. Prudente.