mai 20

Na última 5ª.feira (17 de Maio), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – acolheu mais uma defesa pública de tese de Doutorado, apresentada pelo candidato Thiago Statella, que teve como Orientador o Prof.Dr.Eriivaldo Antonio da Silva, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP. A defesa de tese verificou-se na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia e o tema escolhido foi: Detecção automática de rastros de Dust Devils na superfície de Marte”.

Demais membros que fizeram parte da Comissão Examinadora: Profª.Drª.Ana Lúcia Bezerra Candeias, da Universidade Federal de Pernambuco; Prof.Dr.Maurício Araujo Dias, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP; Prof.Dr.João Rodrigues Tavares, da Universidade Federal de Pernambuco e Prof.Dr. José Roberto Nogueira, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Statella cita no resumo de seu trabalho que pesquisadores têm estudado Dust Devils marcianos na tentativa de melhor entender o fenômeno. A despeito do grande número de artigos relacionados ao assunto, nenhum deles aborda a detecção automática, tarefa que ganha especial importância quando a quantidade de imagens da superfície de Marte cresce a uma taxa maior que a capacidade humana de analisá-las em um curto período de tempo.

Posteriormente, cita o Banco de Imagens (com 200 imagens) e define o Método como sendo fortemente baseado na Morfologia Matemática, usando transformações como abertura e fechamento por caminho morfológico – método de Otsu – para binarização automática de imagens, dentre outras. A acurácia não foi afetada pela variação em resolução especial das imagens e não apresenta correlação com a latitude ou longitude solar, a qual desempenha um papel relevante na variação do brilho das feições durante o ano marciano.

Finalizando,diz o Doutorando Thiago Statella:”O método é eficaz mesmo na presença de crateras, um dos tipos mais comuns de feições geomorfológicas presentes na superfície do planeta.Após a detecção dos rastros, são dados alguns exemplos de como utilizar as imagens binárias para calcular características dos Dust Devils, tais como: área coberta por rastros, contraste relativo entre rastros e as regiões vizinhas, largura média e direção preponderante dos rastros”

A Comissão Examinadora acompanhou com toda a atenção a defesa pública de tese de Doutorado apresentada por Thiago Statella, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, que foi aprovado com distinção.

Fizeram parte da Comissão Examinadora dois representantes da Universidade Federal de Pernambuco; dois representantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e o Orientador, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, da FCT/UNESP.