mai 27

No dia 24/05/2012 – das 9h00 às 11h00 – foi realizada na Unesp de Presidente Prudente a “I Corrida de Orientação Inclusiva”, com a participação de cerca de 40 estudantes dos cursos de Geografia e de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).

A corrida de orientação é um desporto no qual o competidor percorre o terreno, passando por pontos de controle, utilizando um mapa e uma bússola. É uma atividade interdisciplinar de inclusão pedagógica, que pode ser praticada por todos, até mesmo por pessoas com deficiência.

Nessa primeira corrida de orientação, um destaque especial para dois cadeirantes e um deficiente visual, que com sua participação contribuíram para a avaliação do percurso com sugestões de aprimoramento. Face ao êxito dessa competição pioneira, está sendo programada uma nova corrida com um número maior de competidores.

A atividade desenvolvida no dia 24 de Maio foi organizada por Joaquim de Jesus Picardo (Estudante de Educação Física da FCT/UNESP) e pela Profa. Dra. Arlete Meneguette (Presidente da Comissão de Acessibilidade).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antecipando-se à realização da I Corrida de Orientação Inclusiva, houve um encontro dos dirigentes da Prova com os candidatos inscritos nas dependências da Biblioteca da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Joaquim de Jesus Picardo não só colaborou com a realização do evento, como também mandou confeccionar um mapa que serviu de orientaçao aos participantes da prova.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vários grupos – incluindo cadeirantes e deficiente visual – tomaram parte nessas competições na condição de igualdade com todos os participantes e obtiveram excelente classificação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Chegada, a alegria e emoção de todos que participaram da I Corrida de Orientação Inclusiva, no campus da Unesp em Presidente Prudente. Com certeza, outras provas virão no mesmo estilo.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.