mai 30

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no último final de semana (24 de Maio) importante palestra ministrada pela Profª. Drª. Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da USP, que superlotou o Auditório. Professores e Alunos de graduação e demais interessados estiveram presentes e acompanharam com o maior interesse o tema desenvolvido pela palestrante.

Avaliação em foco: professores e alunos, o público alvo. O assunto mereceu atenção especial de todos os participantes, por se tratar de uma avaliação geral do sistema educacional nos dias de hoje. A Profª.Drª.Sandra, que tem uma bagagem cultural sem precedentes, abordou com conhecimento de causa a questão da avaliação. Da escola, do aluno, dos seus dirigentes, do sistema e o desempenho de cada um dos integrantes dos mais diversos setores da vida escolar.

“O Diretor, o Professor e outros profissionais são avaliados pelos seus pares, pelos técnicos, alunos e dirigentes da escola. A infraestrutura da escola também é analisada, como fator que facilita ou dificulta o desenvolvimento das atividades. O currículo é objeto de apreciação, particularmente pelo corpo docente; as relações de trabalho e de poder são analisadas quanto ao seu potencial de promoverem ou não um clima favorável no contexto escolar” – disse a Educadora.

Na avaliação geral dos resultados e impactos, a docente da USP cita os efeitos do curso sobre os alunos: “As expectativas anunciadas pelo Programa implicam em uma avaliação, não só do desempenho do aluno (no curso e ao seu final), mas um acompanhamento de sua inserção e/ou trajetória profissional após a sua inclusão. A avaliação é seguida de um desafio para uma proposta burocrática e democrática”. E na avaliação de planos de cursos, uma análise político pedagógica das propostas.

A Abertura da cerimônia e apresentação da palestrante convidada, foi feita pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo em nome da diretoria e do corpo docente da FCT/UNESP.

A Profª.Drª.Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – falou sobre Avaliação em foco: Professores, Alunos e Disciplina.

A plateia superlotou o Auditório da FCT/UNESP, o que demonstra o grande interesse pelo tema desenvolvido pela palestrante, relacionado à Educação nos dias atuais.