nov 02

No período de 18 a 30 de Outubro/2017 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas dez dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado/Geografia. O candidato Sebastião Souza Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese no Anfiteatro VII, que versou sobre: “O avanço do capitalismo no Cerrado brasileiro e a metamorfose do latifúndio no município de Pedro Afonso/TO. Orientador: Prof.Dr.Marcelo Dornelis Carvalhal, da Unesp/Câmpus de Ourinhos-SP.

As dissertações de Mestrado foram defendidas publicamente pelos seguintes candidatos: Dia 20/Outº/2017 – Lucas Silvestre dos Santos, que desenvolveu o tema: “Corpos Juvenís e Escola: Uma relação intrínseca na constituição do corpo social” (Orientadora:Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima). Dia 23/Outº/2017: Ana Laura Dias de Souza – Tema: “Abordagem sistêmica no currículo de MS e nos livros didáticos de Ciências: Uma análise documental”. Orientador: Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni.

No dia 24/Outº/2017, defesa de dissertação de Mestrado por Fernanda Ribeiro de Souza. Tema: “Representações sociais sobre Cyberbullying: a realidade de uma Escola de ensino médio”, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima. Dia 25/Outº/2017, dissertação de Mestrado defendida pela candidata Gabriela Amorim Ferruzzi, sob o tema: “As representações sociais sobre o consumo infantil para as mães e crianças de Álvares Machado e suas relações com a propaganda televisiva”.Orientação da Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima.

No dia 26/Outº/2017, a dissertação de Mestrado foi defendida pela candidata Kelly da Silva Oliveira, com o tema: “Jovens alunos do ensino médio e as culturas juvenis: valorizar para ressignificar a experiência”. Orientadora: Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima. Ainda no dia 26/Outº/2017, dissertação de Mestrado defendida por Luis Fernando Carvalho. Tema: “A escolha da licenciatura em Matemática na Unesp: o que dizem os ingressantes”, sob orientação da Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morellati.

No dia 28/Outº/2017, defesa de dissertação de Mestrado por Laís dos Santos di Benedetto, sob o tema: “A disciplina de Libras na modalidade EAD: Necessidades formativas e possíveis caminhos”. Orientadora: Profª. Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlünzen. Dia 30/Outº/2017 – nova dissertação de Mestrado defendida pela candidata Elaine Mussi Hunzecher Quaglio. Tema: “TDIC e mediação pedagógica em ambiente hospitalar: Realidade, sonhos e possibilidades”, sob orientação do Prof.Dr.Klauss Schlünzen Junior.

Finalmente no dia 30/Outº/2017 – duas dissertações de Mestrado foram desenvolvidas na FCT/Unesp. A primeira, defendida pela candidata Évelyn de Paula Souza, sob o tema: “TDAH: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – um análise a partir da atividade de estudo”. Orientadora: Profª.Drª.Rosiane de Fátima Ponce. A última dissertação de Mestrado do mês de Outubro foi defendida pela candidata Geise Mara Souza da Silva, cujo tema versou sobre: “Paulo Freire e juventudes: uma interlocução necessária”. Atuação da Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima, como Orientadora da Mestranda.

As dissertações de Mestrado da 2ª quinzena de Outº/2017 foram desenvolvidas com maior freqüência, chegando a dez no total.

Em cada dissertação de Mestrado, um tema diferente dos demais com abordagem dos assuntos de maior importância da atualidade.

Os candidatos previamente inscritos se apresentam nos locais determinados, perante os membros das Comissões Examinadoras.

A cada dia, uma ou duas convocações e os Mestrandos se mostram preparados para a defesa, tendo o apoio de seus Orientadores.

Na FCT/Unesp todas as sessões de defesa de tese de Doutorado ou dissertação de Mestrado, são franqueadas ao público.

Os candidatos inscritos para a defesa pública de tese ou dissertação, muitas vezes procedem de regiões as mais distantes do país.

Para cumprir sua missão, alguns Orientadores e membros das Comissões Examinadoras – viajam centenas de kms – a fim de garantir presença nas sessões da FCT/Unesp.