jul 05

Raquel Alves de Oliveira, candidata do Programa de Pós-Graduação fez sua defesa pública em 29 de Junho, na FCT/Unesp.

Sob orientação do Prof.Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a Doutoranda Raquel Alves de Oliveira defendeu tese de Ciências Cartográficas. A Comissão Examinadora esteve reunida na Sala de Apresentação de Projetos durante todo o período matinal, após às 8h30 do dia 29 de Junho de 2017.

O tema escolhido para essa defesa pública versou sobre: “Desenvolvimento e avaliação de técnicas para geração de nuvens densas de pontos, utilizando imagens hiperespectrais, coletadas por uma câmara hiperespectral de quadro”.

Integrando a Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Jorge Antonio Silva Centeno, do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná/UFPR; Prof.Dr.Veraldo Liesenberg, do Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UESC; Prof.Dr.Maurício Galo e Prof.Dr.Aluir Porfírio Dal Poz, ambos do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp. Também participando o Orientador, Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, da FCT/Unesp.

Modelos digitais

A candidata ao Doutorado inicia sua defesa de tese informando que modelos digitais de superfície – MDS – em áreas de florestas, podem ser derivados de imagens digitais; e sua qualidade dependerá de fatores. Como: a resolução de imagens, o tamanho da sobreposição entre as mesmas, a precisão dos parâmetros de orientação interior e exterior, entre outros. A correspondência de imagens é uma das principais etapas no processo de geração de um MDS. A maioria dos algoritmos de correspondência utilizam imagens com uma ou três bandas (RGB). Imagens hiperespectrais fornecem informações detalhadas para cada pixel em uma imagem. O que pode auxiliar no processo de classificação.

A Doutoranda – em sua tese – acrescenta: Recentemente, os sensores hipersespectrais miniaturizados, entraram no mercado e, alguns modelos adquirem bandas hiperespectrais com geometria e quadro, com vantagens de serem também operados em veículos aéreos, remotamente pilotados (VARP), As imagens desse tipo de câmara podem ser utilizadas para a geração de modelos digitais de superfície hiperespectral (MDSHS), de alta resolução, usando o VARP sem a necessidade do registro de dados de diferentes sensores.

Raquel Alves de Oliveira justifica que em relação à geração do MDS, o uso de imagens classificadas para adaptação dos parâmetros de correspondência, foi avaliado com o objetivo de melhorar o processo de correspondência para diferentes objetos (classes). Posteriormente foram utilizadas múltiplas bandas no processo de correspondência de imagens, dados como múltiplos ângulos, de visada e informação espectral, atribuídos aos MDS gerados.

Avaliação da qualidade

A avaliação da qualidade foi realizada, comparando-se os MDs gerados com os produzidos por um software comercial e por dados Li DAR. “A investigação demonstra que a técnica proposta, pode ser usada para a geração de modelos 3D integrados aos dados hiperespectrais multiangulares da câmara hiperespectral de quadro. A avaliação de todas as etapas demonstrou que essa tecnologia pode fornecer dados geométricos e espectrais preciosos, precisos; e os MDSHs resultados, possuem potencial para várias aplicações de sensoriamento remoto” – concluiu a Doutoranda.

A candidata Raquel Alves de Oliveira, do Progrma de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT/Unesp, defendeu tese de Doutorado dia 29 de Junho de 2017.

A Doutoranda escolheu como seu Orientador, o Prof.Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Deptº de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.