jul 22

Reconstituição Geomorfológica do relevo tecnogênico é defendida por Erika Cristina N.Silva, na FCT/Unesp.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi desenvolvida na manhã de 6ª.feira (21 de Julho), mais uma defesa pública de tese de Doutorado. A candidata Erika Cristina N.Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

O tema escolhido foi:”Reconstituição Geomorfológica do relevo tecnogênico em Presidente Prudente”. Fazendo parte da Comissão Examinadora – além do Orientador – os seguintes docentes: Prof.Dr.Alex Ubiratan Goossens Peloggia, da Universidade de Guarulhos/UNG; Profª.Drª.Cleide Rodrigues, da FFLCH/USP-SP; Prof.Dr.Paulo César Rocha e Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, ambos do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

A Doutoranda explicou que “no presente estudo são investigadas as formações de relevos tecnogênicos na cidade de Presidente Prudente/SP, relacionadas ao histórico de uso e ocupação urbana e rural”. Nesse trabalho, as áreas selecionadas para estudo são: o Conjunto Habitacional Jd. Humberto Salvador e Augusto de Paula; parte do setor leste da cidade e Vila Nova Prudente. O objetivo geral – diz Erika Cristina – é portanto, a análise das transformações da paisagem, através da reconstituição geomorfológica do relevo tecnogênico nas áreas de estudo.

Para o cumprimento desse objetivo foram realizados procedimentos de campo, laboratoriais e de gabinete que incluíram coleta de amostras de depósitos tecnogênicos de amostras em áreas de planície; análise granulométrica e fracionamento de areia e mapeamento das alterações ocorridas na paisagem. Especialmente das formas e feições tecnogênicas, a partir da estereoscopia das fotografias aéreas de 1962,1978 e 1995 e uso de imagens atuais do Google Earth e realização da classificação dos terrenos tecnogênicos. Tudo isso, considerando a presença de feições e formas de relevo, de origens agradacionais e degradacionais.

Finalizando, a candidata Erika Cristina N.Silva acentuou em sua defesa de tese: “Com relação aos materiais manufaturados e sedmentos de orígem tecnogênica, possibilitaram reconhecer aspectos da tecnogênese, como volume das deposições tecnogênicas. Assim, os procedimentos adotados têm se mostrado eficazes para o reconhecimento de diversas características relativas à formação e evolução de formas e deposições tecnogênicas, sendo possível a reconstituição dessas formas.

Erika Cristina N.Silva defendeu tese de Doutorado/Geografia na última 6ª feira dia 21/Julho, na FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

O Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, foi o Orientador da Doutoranda Erika Cristina.