jul 16

Na FCT: tese de Doutorado/Educação- experiência de busca por marcas identitárias.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi desenvolvida no último dia 12 de Julho, mais uma tese de Doutorado. A candidata Marisa Oliveira Vicente dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora, a Profª. Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

O ato de defesa realizou-se no período da tarde e contou com a presença e participação dos seguintes docentes: a Profª.Drª. Lenira Haddad, da Universidade Federal de Alagoas/UFAL (Vídeoconferência); Profª.Drª. Leny Rodrigues Martins Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente; Profª.Drª.Fatima Aparecida Dias Gomes Marin e Profª.Drª. Cármen Lúcia Dias, do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambas da FCT/Unesp –Presidente Prudente –SP. Tb fazendo parte como Presidente da mesa e Orientadora, a Profa.Dra. Gilza Maria Zauhy Garms.

O tema defendido pela Doutoranda se relaciona com os Centros de Convivência Infantil/CCIs da Unesp (incluindo a Comissão Técnica), e ela cita inicialmente a Instauração de uma crise identitária – mais evidente e culminante – caracterizando-se como “Creche” e não como “Creche e Pré-escola”em 2015. “A partir de uma abordagem qualitativa e utilizando a investigação, foram recolhidas quatro narrativas de supervisores sobre suas trajetórias profissionais e sobre a relação dessas trajetórias no processo de construção de identidades dos CCIs. Nossos objetivos foram: identificar as características principais do processo de construção da identidade dos CCIs na Unesp a partir das vozes de algumas Supervisoras e analisar a expressão da identidade dos CCIs, partindo das marcas identitárias que comparecem com maior ênfase nas narrativas”.

Em sua defesa de tese de Doutorado, Marisa acentua: ”Os CCIs da UNESP estavam em processo de construção de uma identidade educacional. Porém, dispositivos (ações) políticos interviram de modo a lhe negar o caráter educativo. A identidade assistencial dos CCIs, em seu processo de construção estava mais consolidada do que a identidade educacional, que também contou com dispositivos que lhe conferiram condições apropriadas de fortalecimento”.

Para finalizar, a Doutoranda Marisa Oliveira Vicente dos Santos, propõe: que sejam superados o mito das narrativas fundantes da identidade educacional e o retorno da identidade assistencial; para incentivar as possibilidades identitárias ainda não exploradas. E que sejam construídas a partir dos posicionamentos dos sujeitos e dos grupos na Universidade.

Marisa Oliveira Vicente dos Santos fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp no dia 12/Junho.

A Doutoranda que se apresentou no Anfiteatro II teve como sua Orientadora, a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms,do Deptº de Educação da FCT/Unesp.