jul 27

Tese defendida pela candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação, Paula Mesquita Melques.

Na tarde de Sábado – 22 de Julho de 2017 – a candidata do Programa de Pós-Graduação em Educacão, Paula Mesquita Melques defendeu publicamente sua tese de Doutorado, em Presidente Prudente-SP. O local escolhido foi o Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social – CPIDES – da FCT/Unesp. A Comissão Examinadora deu início às suas atividades a partir das 14hs, sendo os trabalhos concluídos após às 16h30.

O tema escolhido e desenvolvido pela Doutoranda versou sobre Designer Ocupacional: “Conceituação a partir das abordagens de Educação CCV e EJC no contexto de cursos na modalidade à distância”. A Orientadora foi a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Deptº de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Além da Orientadora (já citada), atuaram no acompanhamento da defesa de tese, os seguintes docentes: Profª.Drª.Anna Augusta Sampaio de Oliveira, da FFC/Unesp – Marília; Profª.Drª.Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE – Presidente Prudente; Profª.Drª. Maria Luiza Furlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá/UEM – Estado do Paraná e Profª.Drª.Ana Maria Osório Araya, do Deptº de Física/Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

A tese defendida

Considera a Doutoranda que “parte-se da hipótese de que o designer educacional (DE) tem papel fundamental quando se propõem abordagens de educação, centradas na construção do conhecimento, para que não seja realizada a transposição de práticas de transmissão de informações. Presentes historicamente na Educação para o contexto da Educação a Distância (EaD). Ainda considera-se que para a elaboração e execução de processos de ensino e aprendizagem – em quaisquer modalidades de educação – devem ser consideradas as suas especificidades e as características do público-alvo”.

Prossegue a candidata Paula Mesquita Melques: “Diante da complexidade envolvida nas atribuições desse profissional, apresenta-se o problema de pesquisa: como a atuação do DE em um contexto de elaboração e execução de cursos na modalidade a distância. Concebidos a partir das abordagens: Estar Junto Virtual (EJV)-VALENTE 2005- e Construcionista. Contextualizada e Significativa (CCS)-SCHLÜNZEN 2015 pode permitir que as características do público-alvo; as especificidades da EaD e os objetivos dessas abordagens de Educação sejam alcançados? Assim, como objetivo geral buscou-se conceituar o designer educacional no contexto de cursos, na modalidade a distância – segundo abordagens CCS e EVJ”

A Doutoranda classifica e qualifica o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e esclarece: Com categorias pré-definidas, analisou-se os dados a partir do confronto entre o que foi pensado inicialmente pelo professor (autor) e o resultado final, após as intervenções realizadas. E também da identificação dos elementos das abordagens: CCS e EJV na proposta pedagógica do curso e na produção dos cursistas. Observou-se que o designer educacional contribuiu para o estabelecimento da base de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo TPACK/MISHRA.

A proposta pedagógica permitiu que os cursistas construíssem produtos do interesse deles (por meio de atividades contextualizadas), com alto nível de interação e mediação pedagógica efetiva. O que permitiu a construção do conhecimento – à medida que eles atribuíam significado – aos conceitos aprendidos.

A candidata Paula Mesquita Melques, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado, dia 22 de Julho/2017 no CPIDES da FCT/Unesp.

A Doutoranda teve como Orientadora, a Profª.Drª. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.