jul 29

Defesa pública foi feita pela candidata Renata Camacho Bezerra na FCT/Unesp

Na última 2ª feira (24 de Julho), no Anfiteatro II realizou-se mais uma defesa pública de tese de Doutorado. A candidata Renata Camacho Bezerra, do Programa de Pós-Graduação em Educação se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora, a Profª. Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Além da Orientadora (já citada), atuaram como integrantes da Banca Examinadora, os seguintes docentes: Profª.Drª. Leny Rodrigues Martins Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da FCT/Unesp; Prof.Dr.Dario Fioretini, da Faculdade de Educação da UNICAMP/Campinas; Profª.Drª.Laurizete Ferragut Passos, da FCET/Pontificia Universidade Católica/PUC-São Paulo e Profª.Drª.Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino, da UEL/Universidade Estadual de Londrina.

A tese defendida no Anfiteatro II da FCT/Unesp versou sobre: “Aprendizagens e desenvolvimento profissional de Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Lesson Stady”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, sendo para tal constituída uma intervenção junto a um grupo de 16 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Foz do Iguaçu/PR, utilizando o contexto da Lesson Study para realizar o processo formativo.

Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: Áudio e Vídeogravação; diálogos face a face; narrativa; observação participante e questionário. A intervenção teve a duração de um ano, no qual, foram realizados dois ciclos formativos. Após a realização de cada aula, os professores avaliaram o processo de planejamento e execução da aula, propondo sugestões e alterações na sequência didática elaborada fechando assim o círculo formativo. Ao final desta pesquisa, é possível inferir que cada professor reagiu de uma maneira, a mesma experiência…

A Doutoranda Renata Camacho Bezerra, acentua em sua tese que outro fator importante no trabalho foi representado pela troca de experiências que ocorreram com o grupo. Podendo perceber ainda o que se destacou nas aprendizagens em relação ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Embora os professores citem aprendizagens sem especificação. “Por fim, essa pesquisa nos leva a acreditar que a Lesson Study é um aliado importante ao processo formativo, Para sanar as lacunas existentes na formação pedagógica e de conteúdo do professor, que ensina Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental”.

Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, a candidata Renata Camacho Bezerra defendeu tese de Doutorado/Educação, no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

A Comissão Examinadora esteve reunida especialmente para avaliar o desempenho de mais uma candidata ao Doutorado, através do Programa de Pós-Graduação em Educação.