jul 29

Graduação em Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp completa 40 anos;
Pós-Graduação em Ciências Cartográficas comemora seus 20 anos.

No período compreendido entre 24 e 26 de Julho de 2017, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – comemorou com importantes eventos a passagem dos 40 anos de curso de Engenharia Cartográfica (graduação). Também foram festejados por docentes, discentes e convidados especiais do Brasil e do Exterior, os 20 anos do curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O destaque inicial foi representado pela solenidade de abertura das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica – CTIG 2017 – e IV Simpósio Brasileiro de Geomática – SBG 2017.

Na composição da mesa que presidiu os trabalhos se fez presente, representando a FCT/Unesp, o Vice-Diretor em Exercício, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Em seguida, o Prof.Dr.Amilton Amorim – Chefe do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp – Coordenador do Simpósio, bem como o Prof.Dr.José Gomes dos Santos, que representou o Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra/Portugal ((Coordenador do CTIG 2017). Representando o Prefeito Nelson Roberto Bugalho, o Sr.José Vilmar Ferreira. Depois da execução do Hino Nacional Brasileiro, o cerimonial conduzido por Walmir Cezar Lanza Caldeira anunciou os principais pronunciamentos, envolvendo integrantes da mesa.

No ato solene de abertura dos eventos, um breve relato das comemorações anteriores da Engenharia Cartográfica. Em 1992 (Quinze anos); 1997 (Vinte anos). Em 2002 para comemorar os 25 anos do curso de graduação foi realizado o I Simpósio Brasileiro de Geomática, com periodicidade de 5 anos. Em 2017 – 40 anos da graduação em Engenharia Cartográfica e 20 anos da Pós-Graduação de Ciências Cartográficas. Neste ano, tivemos a honra de contar com parceiros da Universidade de Coimbra/Portugal e outras para a realização conjunta das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica, cujo início se deu em Setembro de 2014.

Programação diversificada

A realização das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica, possibilitou a realização de uma extensa programação que começou com pronunciamentos diversos e conferência de abertura pelo Prof.Dr.José Gomes dos Santos, da Universidade de Coimbra. Seguiu-se uma sessão temática, reeditada nos dias seguintes. E ainda: mesas redondas, todas as tardes até o dia 26 de Julho.

Participantes: Celso Donizetti Talamoni (IGC); Márcio Pupin Mello (Boeing); João F.G.Mônico (UNESP); Felipe G.Nienvinski (UFRGS); Rui Fernandes (UBI); Cláudia Robbi Sluter (UFPR); Rui Pedro Julião (UNL); Cidália M.P.C.Fonte (UC); João Gomes Cardoso (UCV); João Fernando C.da Silva(UNESP); Leila Fonseca (INPE); José Alberto Gonçalves (UP); Antonio M.G.Tommaselli (UNESP); Luiz Paulo Fortes (UERJ); Sílvio Freitas (UFPR) e Rui Fernandes (UBI). Apoio: FAPESP, BOEING, GrupoEngemap e outros.

No Boulevard “Messias Meneguette Jr” foi montada ampla exposição de trabalhos voltados à Sessão Temática das mesas redondas desenvolvidas durante a realização dos eventos em sessões paralelas. No balanço geral apresentado pelo Prof.Dr.Amilton Amorim – Chefe do Departamento de Cartografia e Coordenador do SBG 2017 – o número de inscritos totalizou 285 participantes, de graduação, pós-graduação e profissionais. Nesse contingente os demais participantes (pagantes e não pagantes), Organização, Expositores e Palestrantes. Excetuando seis docentes de Universidades Portuguesas de Lisboa, Coimbra, Porto, Covilhã e de Cabo Verde, o Estado de São Paulo liderou o evento com 120 participantes. Minas Gerais foi representada por 47 participantes, seguidos por Goiás (43); Paraná (24); Pernambuco (5); Rio Grande do Sul (4); Rio de Janeiro (3), Tocantins (1); Alagoas (1) e Distrito Federal (1).

Durante três dias, o Câmpus Universitário da Unesp em Presidente Prudente recebeu representações de todo o País. Através das Instituições de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, a saber: UFRGS, UFPE, UFAL, UFBA, UFRA, UFTM, UFU, UFV, UTFPR, IFG, IME, UEL, UENP, UERJ, USP, USC, UNINOVE, UNOESTE, UNESP, ETEC “Prof.Dr.Antônio Eufrásio de Toledo. O próximo evento já está programado para o ano 2020 e será realizado em Cabo Verde, com a parceria e participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura Oficial das II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica e IV Simpósio Brasileiro de Geomática foi presidida pelos Profs.Drs.José Carlos Silva Camargo Fº e Amilton Amorim.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Do Exterior – especialmente de Portugal e Cabo Verde – vieram seis docentes, que representaram as principais Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto, Covilhã e Cabo Verde, respectivamente. Do Brasil, 8 Estados e o D.F.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em meio aos convidados do Brasil e do Exterior, vieram também representações das principais Universidades brasileiras. O número de inscritos chegou a 285, segundo informações do Coordenador do SBG-2017,Prof.Dr.Amilton Amorim.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os nossos docentes, juntamente com os que vieram de outras regiões do País – e especialmente de Portugal e Cabo Verde – deram uma excelente contribuição ao desenvolvimento cultural e tecnológico do Brasil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Graduados e Pós-Graduados (Engenharia Cartográfica e Pós-Graduação em “Ciências da Computação”), aceitaram o desafio para a partilha na disseminação do conhecimento p/intercâmbio de experiências lusófonas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No âmbito de um país desenvolvido, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente (criada em Setº de 1957 por Decreto do Governo Estadual), tornou-se pioneira, implantando 20 anos depois, o curso de Engenharia Cartográfica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Boulevard “Messias Meneguette Jr” – ao lado do Auditório/Disc.V – ampla exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. Destaque para a atuação das Universidades do Brasil e Portugal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além dos trabalhos expostos, a programação realizada entre 24 e 26 de Julho de 2017 foi bastante diversificada, com conferências, sessões temáticas e mesas redondas. A participação superou todas as expectativas e São Paulo liderou com 120 inscritos.

Clique para ampliar!
Para marcar o êxito de mais uma promoção de âmbito nacional e internacional – realizada no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente – uma foto para a história! O próximo evento será sediado em Cabo Verde, em 2020.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.