mai 21

A segunda tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia durante o mês de Maio, foi defendida publicamente no dia 16 pelo candidato Paulo Alves de Melo. A Comissão Examinadora reuniu-se no período da tarde no Anfiteatro II tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Além do Orientador – já citado – fizeram parte da Banca Examinadora os seguintes docentes: Profª. Drª. Margarete Cristiane de Costa Amorim, do Deptº de Geografia da FCT/ Unesp; Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp; Profª. Drª. Marcia Aparecida Pimentel da Silva, da Universidade de Geografia e Cartografia, da Universidade Federal do Pará/UFPA e Prof.Dr.Gilberto de Miranda Rocha, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará/UFPA.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Paisagens setentrionais, entre veredas e culturas”, onde o trabalho teve como objetivo o mapeamento e zoneamento das formações de Maurítia flexuosa L.F. (buriti) e palmeiras a ela associadas, como Euterpe oleracea Mart (açai), Asgrocaryun vulgare (tucumã), Bactris acanthocarpa (marajá), Astrocaryum murumuru Mart e Geonoma baculífera (ubim), na microrregião do Salgado Paraense.

Estabilidade ecológica

Em sua tese, Paulo Alves de Mello esclarece que o mapeamento e caracterização dessas unidades de paisagem, visam comprovar o seu potencial para a estabilidade ecológica como refúgio e reprodução da fauna; e também para a proteção das nascentes e conservação dos lençóis freáticos na microrregião. Os objetivos consistiram ainda em aplicar a teoria da paisagem no zoneamento ambiental – escala microrregional e municipal – tornando-se por base a taxonomia bertrandiana (geosistema, geofácie e geótopo) das unidades de taboleiros costeiros, com formações secundárias fortemente alteradas e planícies aluviais de várzeas e igapós, onde ocorrem os palmeirais.

Para concluir: “Os resultados da pesquisa demonstraram demonstraram a pertinência do zoneamento ambiental nas escalas ressaltadas, bem como a atualidade do conceito de paisagem e sua relevância para a compreensão da especialidade. Numa perspectiva sistemática. Além de servirem como documentos para auxiliar na gestão e na preservação das últimas amostras de floresta ombrófila densa, deste sub espaço amazônico”.

O candidato Paulo Alves de Mello, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos.

A defesa pública desenvolvida pelo Doutorando versou sobre “Paisagens setentrionais – entre veredas e culturas” – sendo realizada no dia 16/Maio no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia.