mai 10

No Anfiteatro II da FCT/Unesp esteve reunida a Comissão Examinadora.

Foi no dia 05/Maio (Sexta-Feira), no período da tarde – após às 14hs – que o candidato Willame de Oliveira Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado. Orientação do Prof.Dr.Everaldo Santos Mellazo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O tema defendido pelo Doutorando versou sobre: “Interações espaciais na rede urbana do nordeste do Pará: Particularidades regionais e diferenças de Bragança, Capanema e Castanhal”. Na mesa de trabalhos – além do Orientador já citado – presença e participação dos docentes: Profs.Drs.:Maria Encarnação Beltrão Sposito e Márcio José Catelan, ambos do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Márcio Douglas Brito Amaral, da Faculdade de Geografia e Cartografia e Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jr, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará/UFPA.

O tema sob avaliação

Perante a bancada designada para análise e avaliação da tese de Doutorado, houve completa exposição pelo candidato Willame de Oliveira Ribeiro, que enalteceu inicialmente a forte particularidade da região Norte/Nordeste no contexto amazônico e paranaense. Como exemplo: sua estruturação diretamente relacionada às cidades de Castanhal, Capanema e Bragança, desempenhando importantes papeis regionais. Ao mesmo tempo que apresentam razoável atrelamento ao espaço metropolitano de Belém e suas dinâmicas.

Os procedimentos metodológicos desenvolvidos, visando alcançar os objetivos traçados perpassam pela constituição de uma fundamentação teórica a respeito das concepções de rede urbana, interações espaciais, região, espaço metropolitano e cidades médias. Dentre outras, pelo levantamento e análise de documentos sobre o Nordeste Paraense e as cidades de Castanhal, Capanema e Bragança.

O Doutorando cita dados extraídos do Censo 2010 do IBGE sobre deslocamentos temporários de pessoas por motivo de trabalho e estudo. Os trabalhos de campo para contato com agentes relacionados ao objeto de estudo e levantamento de informações necessárias à formulação de mapas, fotografias e efetivação de entrevistas também merecem atenção especial. Os resultados demonstram que o Nordeste Paraense apresenta características bem particulares, tanto ao contexto amazônico como, quanto ao Estado do Pará.

Além disso – ressalta Willame de Oliveira Ribeiro – as diferenças das cidades de Capanema (de porte médio e importância histórica), Bragança (de porte médio e responsabilidade territorial) e Castanhal (cidade média de entorno metropolitano), são também importantes elementos em sua composição. Sendo três cidades de expressão regional, suas particularidades acabam tendo reflexos em escala regional – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Willame de Oliveira Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II da FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A tese que versou sobre “Interações espaciais na rede urbana do nordeste do Pará: particularidades regionais e diferenças de Bragança, Capanema e Castanhal” foi defendida publicamente no dia 05/Maio.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.