mai 26

Desde a noite de 2ª feira (22/Maio), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu dois eventos de repercussão: o VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e o IV Simpósio Internacional de Educação à Distância. Coordenação geral do Prof.Dr.Klaus Schlünzen Júnior, neste ano com inovação: os eventos tiveram uma etapa virtual realizada dias antes, com a participação de Professores renomados. Dentre eles, o Prof.Dr.David Rodrigues da Universidade Técnica de Lisboa/Portugal e a Profª.Drª.Carla Viviana Hernandes Silva, da Universidade de Santiago do Chile.

No contato com o público, os docentes estrangeiros apresentaram suas experiências nos eixos temáticos de Educação e Tecnologias e Educação Inclusiva. As palestras foram transmitidas em tempo real e geraram um diálogo num ambiente virtual de aprendizagem, dando início a uma Comunidade de Discussões e troca de experiências sobre práticas Inovadoras. Desta vez, marcando a abertura oficial dos eventos participaram na formação da mesa: o Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/Unesp – o Vice-Prefeito, Douglas Kato Pauluzi; o Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores – Chefe do Deptº de Estatística – Prof.Dr.Klaus Schlünzen Junior – Gestor Principal do Evento.

Da mesa dos trabalhos participaram ainda: a Profª.Drª.Carla Maria Bispo Padrel de Oliveira – Vice-Reitora da Universidade Aberta de Portugal – Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira – Promotor do Grupo de Atuação Especial de Educação do MPE – Sra. Jussara Oliveto Miralha – Coordenadora Pedagógica de Educação Especial, representando a Secretaria Municipal d e Educação – Sr. Rogério Marcus Alessi – Secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente – Sra.Luzia Fabiana Sales Macedo – Secretária Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente – e outras personalidades.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e pronunciamentos do Prof.Dr.Marcelo Messias; Prof.Dr.Klaus Schlünzen Junior e do Vice-Prefeito, Douglas Kato Pauluzi (que representou o município), foi anunciada a conferência inaugural abordando o tema: “Educacion Superior Inclusiva: Mito o Realidad”, proferida pelo Prof.Dr.Ronald Vargas.

O docente é Licenciado em Ciências da Computação da Universidade da Costa Rica e Doutor em Comunicação Humana pela Universidade de AALBORG/ Dinamarca, onde desenvolveu teorias sobre a inclusão de estudantes cegos. Atualmente é Diretor Geral de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Nacional da Costa Rica. Compondo a mesa, também, a Profª.Drª.Ana Maria Osório Araya, Gestora do Evento.

Duas mesas redondas

Nos dois últimos dias desses eventos, foram desenvolvidas no Auditório Discente V, duas mesas redondas. A primeira, na noite de 23 de Maio sobre Educação Inclusiva, conduzida pelos Profs.Drs.:Rosaria Glat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ e Juan Robert Poulin, da Universidade de Quebec/Canadá, respectivamente.

A última mesa redonda – conforme programação – alusiva ao tema Inovações na Educação verificou-se na tarde e noite de 24/Maio. Moderação do Prof.Dr. Klaus Schlünzen Jr e participação do Prof.Dr.Sérgio Amaral – da UNICAMP – e das Profªs.Drªs.: Carla Maria Bispo Padrell de Oliveira e Daniela Melaré, ambas da Universidade Aberta de Portugal. No fechamento dos eventos específicos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se a premiação dos melhores trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Abertura dos Simpósios no Auditório/Disc.V da FCT/Unesp. Com pronunciamento do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias que presidiu os trabalhos iniciais no Auditório/Disc.V

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Detalhes da realização dos dois Simpósios – de Educação Inclusiva e Adaptações – e Internacional de Educação à Distância, sob a coordenação do Prof.Dr.Klaus Schlünzen Jr.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Conferência inaugural “Educacion Superior Inclusiva:Mito o Realidad” foi proferida pelo Prof.Dr.Ronald Vargas, da Universidade Nacional da Costa Rica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª Mesa Redonda teve a participação dos Profs.Drs.Jean Robert Poulin – da Universidade de Quebec/Canadá e Rosária Glat – da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª.Mesa Redonda despertou o interesse de todos os participantes desses dois eventos voltados à Educação Inclusiva e Adaptações e Educação à Distância.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No final da tarde e início da noite de 24/Maio, reuniram-se em torno da Mesa Redonda, três importantes convidados que vieram do exterior, especialmente convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório/Disc. V da FCT/Unesp, os trabalhos se desenvolveram sob a moderação do Prof.Dr.Klaus Schlünzen Junior, mediante realização da Mesa Redonda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Foi muito importante a participação do Prof.Dr. Sérgio Amaral (da UNICAMP); Profª.Drª.Carla Maria Bispo Padrel de Oliveira e Profª.Drª.Daniela Milaré (ambas da Universidade Aberta de Portugal).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída a última Mesa Redonda e respondendo às perguntas do público presente, foram proclamados os resultados dos melhores trabalhos, com a premiação imediata dos concorrentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas imagens colhidas no local (no encerramento dos Simpósios), detalhes da premiação dos melhores trabalhos. Foi mais uma promoção do CPIDES, de projeção nacional e internacional.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.