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Foi a 2ª defesa do mês de Maio através do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Na manhã do dia 12 de Maio no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social/CPIDES (da FCT/Unesp), a candidata Soellyn Elene Bataliotti – do Programa de Pós-Graduação em Educação – defendeu tese de Doutorado. Orientadora: Profª.Drª. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Deptº de Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Fazendo parte integrante da Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – os seguintes docentes: Prof.Dr.Manoel Osmar Seabra Jr, do Deptº de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação e Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação, ambos da FCT/Unesp; Éder Pires de Camargo, do Deptº de Física e Química e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Engenharia da Unesp/Ilha Solteira e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

Tema desenvolvido pela Doutoranda: “Da acessibilidade à autonomia do usuário com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem”, que estabeleceu como objetivo analisar o processo de implementação da acessibilidade a partir das recomendações já existentes. Para compreender como possibilitar a autonomia dos cursistas com deficiência visual em relação à participação e ao desempenho no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Critério para escolha dos cursos

O critério para a escolha dos cursos foi a presença de um cursista cego e outro cursista com baixa visão. Foram dois cursos de especialização na área de Educação Especial, com 686 horas de formação voltados à Deficiência Visual e Deficiência Física. A coleta, seleção e análise de dados foram divididas em quatro etapas: verificação da acessibilidade do ambiente, contato com os cursistas mediante entrevistas informais. Contato extra-AVA e análise das atividades realizadas no ambiente pelos cursistas.

Os pressupostos analíticos estiveram presentes no processo de implementação de acessibilidade, promovida nos principais meios de interação e realização de atividades no AVA Moodle. Na investigação de natureza qualitativa, adotou-se como procedimento de coleta de dados, a observação participante de dois cursos de Física.

A pesquisa desenvolvida pela Doutoranda Soellyn Elene Bataliotti, revelou que é possível propor um curso que permita a autonomia dos cursistas com deficiência visual na modalidade à distância, mediante a vivência de uma cultura inclusiva da equipe. Centrada nas necessidades e nas possibilidades de desenvolvimento das competências e participação com liberdade e independência desses cursistas. Num espaço democrático e inclusivo.

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A candidata Soellyn Elene Bataliotti, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp, perante à Comissão Examinadora reunida dia 12 de Maio, no CPIDES.

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A defesa pública de tese de tese de Doutorado foi acompanhada por várias personalidades do circulo de amizades da Doutoranda, sob orientação da Profª.Drª. Elisa Tomoe Moriyta Schlünzen.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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