mai 23

O Prof.Dr.Antonio Cezar Leal foi homenageado durante o 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente e X Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, realizados em Presidente Prudente.

Autoridades e ambientalistas – especialmente convidados – participaram dos dois eventos que foram desenvolvidos – entre 18 e 19 de Maio – no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo. A programação faz parte do Calendário Oficial do Estado desde 2007 e se relaciona com questões ambientais, partindo do Pontal do Paranapanema e envolvendo São Paulo e Estados vizinhos, do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O evento principal deste ano foi presidido pelo Promotor Marcos Akira Mizusaki, como representante da Comissão Organizadora, tendo ao seu lado o ex-Promotor e atual Prefeito Nelson Roberto Bugalho, que liderou um grupo de ambientalistas com a iniciativa de lançar o Projeto há dez anos atrás. Trata-se de uma iniciativa da Associação Paulista do Ministério Público, OAB-SP (29ª.Subsecção de Presidente Prudente); IBCAmb (Instituto Brasileiro de Ciências de Ambiente) e APOEMA (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar).

Homenagem especial

Entre os ativistas presentes, o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, que tem atuação profissional em Gestão das Águas, Gestão Ambiental, Planejamento de Bacias Hidrográficas e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos. São projetos e ações que integram ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação e destas com a comunidade externa. A ele, foi atribuído o Troféu “Mico Leão Preto” de Responsabilidade Ambiental.

A entrega do Troféu (como parte da programação de abertura do Fórum Nacional de Meio Ambiente), mereceu calorosos aplausos da platéia presente no Teatro Paulo Roberto Lisboa. Com justa razão, pois o Prof.Dr.Antonio Cézar Leal – Comendador e Doutor em Geociências pela UNICAMP/2000 – recebeu o Troféu como uma homenagem pelos seus mais de 20 anos de trabalhos na região. Como professor universitário envolvido nas questões ambientais junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema; na organização de catadores de materiais recicláveis e coleta seletiva, e por ser o idealizador de um curso de Mestrado Profissional em Geografia, na FCT/UNESP voltado para profissionais que atuam na gestão ambiental e das águas.

Como retribuição pelo gesto nobre, o Professor Cezar Leal agradeceu a homenagem e a compartilhou com todos que têm participado das ações realizadas ao longo desse tempo, ressaltando que se trata de um reconhecimento ao trabalho coletivo. Disse que o respeito às diferenças, à diversidade, à natureza – especialmente aos animais – uma vida mais simples. “O combate à ganância e a solidariedade ao próximo devem ser os fundamentos de atitudes que vão contribuir para um mundo sustentável para todas as formas de vidas, nas gerações atuais e futuras” – concluiu.

Integrantes da mesa

Fizeram parte da mesa do evento: José Osvaldo Molineiro, Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP); o Comandante da 3ª.Cia. da Polícia Militar Ambiental, Mauri Ricardo Guarize; Rodrigo Lemos Artero – Presidente da 29ª.Subseccão da OAB-SP – Regional de Presidente Prudente; Clayton Santos, representando o Deputado Estadual Ed Thomas (PSB); o Promotor André Luiz Felício; Engº Antero Moreira França Jr – Superintendente da Sabesp; Édson Henrique dos Reis (Palhinha), representando o Deputado Federal Izaque José da Silva (PSDB); Caio Augusto e Ricardo Toledo, respectivamente Secretário e Tesoureiro da OAB-SP/Regional de Presidente Prudente.

O Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – da FCT/Unesp – foi o detentor do Troféu “Mico Leão Preto”, entregue solenemente durante a realização de dois eventos ambientais em Presidente Prudente/SP.

O homenageado usou da palavra para agradecer a todos pelo gesto nobre de conferir a ele o Troféu que simboliza uma ação em defesa do meio ambiente, transformada num jornada vitoriosa.

O reconhecimento pela dedicada atuação do Prof.Dr.Antonio Cezar Leal mereceu apoio e atenção geral, com uma manifestação espontânea das autoridades e da platéia presente.