ago 27

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu com pleno êxito (de 20 a 24/Agosto de 2012), a XIII Semana da Geografia, o VIiI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e I Workshop Internacional “Tratamento da Informação Geográfica”. Na Conferência de Abertura, participação do Prof.Dr.João José Bigarella, da Universidade Federal do Paraná, com trabalhos presididos pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

No transcorrer da Semana foi cumprida extensa programação com abordagem de temas especiais nas Mesas Redondas, Palestras, Trabalhos de campo e Mini-cursos. Presença de renomados palestrantes. Entre os quais, a Profª.Carmen Bellet, da Universidade de Lleida – Espanha; Prof.Everaldo Santos Melazzo, Profª.Eda Maria Goes e Profª. Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, com a Coordenação do Prof.Eliseu Saverio Sposito, da FCT/UNESP.

No seguimento, outros palestrantes como: o Prof.José Manuel Mateo Rodrigues, da Universidade de Havana/Cuba e debates, sob a coordenação do Prof.Antonio Jaschke; Profª.Regina Araujo, da Editora Ática, com a Coordenação de José Sobreiro Filho. Na etapa final, o Prof.Antonio Ioris, da Universidade de Aberdeen ( Escola de Geociências do Reino Unido); e o Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior – da FCT/UNESP – com a Coordenação do Prof.Carlos Alberto Feliciano.

As Mesas redondas desenvolvidas de 21 a 23 de Agosto tiveram como temas questões ligadas à Cidades Médias: Múltiplos olhares; Teoria e Método em Geografia Física; Desvendando o Brasil: análise dos dados censitários 2010 e Alternativas à Neoliberalização da Natureza: Por uma ética eco-socialista e um Caminho Latino-americano”. No encerramento, na noite de 24 de Agosto (6ª.feira), homenagem especial ao Prof Dr.Eliseu Saverio Sposito e Dona Leleca, uma antiga e dedicada Servidora que acaba de conquistar sua Aposentadoria. (Matéria à parte).

O tema do evento deste ano: “O desafio de desvendar o Brasil” teve por objetivo refletir a respeito das mudanças que estão sendo reveladas pelos últimos resultados e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem ao emérito geógrafo brasileiro Prof.Dr.Aziz Ab’Saber (falecido em Março de 2012), reconhecido internacionalmente e considerado um dos principais intelectuais do país pela Academia Brasileira de Ciências.

O Coordenador do evento destacou a importância do Curso de Geografia mantido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e a realização da Semana da Geografia e o Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, salientando: “A Universidade brasileira teve para si, nas primeiras décadas da República, o enfrentamento de um grande dilema: como compreender o Brasil à luz do conhecimento universal sem perder de vista suas particularidades?

Dessa busca a Universidade brasileira produziu grandes intelectuais. Ao mesmo tempo, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia – cumpria o papel de rastrear o território nacional, mapeando o país de Norte a Sul em diversas escalas.Também organizou as bases censitárias, cujo levantamento ganhou periodicidade decenal a partir de 1940. O pensamento geográfico brasileiro é resultado desse duplo movimento (técnico e científico); e muitas teorias desenvolvidas em continentes muito distintos não se aplicavam adequadamente ao Brasil. Tamanha tarefa, exigiu enorme esforço coletivo, que foi abraçado por diversos cursos de Geografia, assim como pela Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB – Muitos participantes desse evento, vieram de pontos distantes – inclusive do exterior – que trouxeram importante contribuição para o êxito desse empreendimento de cunho cultural e científico. Entre eles, uma ex-aluna do Curso de Geografia da FCT/UNESP: Angélica Cavicchiolli, atualmente em Manaus/AM, com atuação destacada como Mestre e candidata ao Doutorado/Programa de Geografia na Universidade Federal da Amazônia. Perante a plateia e Profª.Regina Araujo, Angélica alertou que o Conceito de Metrópole tem outro significado e dimensões diferentes: quando se pensa em Turismo se esquece da predominância da violência, pobreza, tráfico de drogas e outros graves problemas que ocorrem no norte do país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Semana da Geografia, o Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e o Workshop Internacional “Tratamento da Informação Geográfica” foram abertos oficialmente pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Conferencia de Abertura do Evento, foi ministrada pelo Prof.Dr. João José Bigarella, da Universidade Federal do Paraná. Outra convida foi a representante da Editora Ática,Regina Araujo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As Mesas redondas realizadas no decorrer da Semana da Geografia suscitaram debates entre as participantes. Angélica Cavicchiolli (ex-aluna da FCT/UNESP), veio da Amazônia e levantou algumas questões sociais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros participantes vieram do exterior e tiveram participação ativa nas palestras, mini-cursos e mesas redondas, que envolveram docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.