ago 27

Nos últimos dias do mês de Agosto (24) o Programa de Pós-graduação em Geografia promoveu mais uma defesa de tese de Doutorado no Anfiteatro VII com a presença do candidato inscrito, Antonio Henrique Bernardes. Ele se apresentou perante a Comissão Examinadora às 14h00, tendo como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Juntamente com o Orientador já citado, fizeram parte da Comissão Examinadora os seguintes membros: Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Prof.Dr. Antonio Carlos Vitte, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas; Prof. Dr. Werther Holzer, do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e Prof.Dr.Divino José da Silva, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Tema escolhido para a tese: “Das perspectivas ontológicas à natureza do Internauta: contribuição à epistemologia em Geografia”, que o Doutorando resumiu, com a finalidade de abrir a sessão, expor sua opinião e manifestar seu posicionamento a respeito do assunto. No seu relato baseado nas discussões realizadas por alguns filósofos, notadamente Aristóteles, Leibniz, Kant, Hegel, Husser, Heidegger e Sartre foi apontado certo fundamento caracterizado como discussões ontológicas.

De fato – diz Antonio Henrique Bernardes – partimos da metafísica em direção à Ontologia; e neste entremeio destacamos a gnosiologia e a teoria do conhecimento, como contradições contraditórias à Ontologia. Pela análise dessas diferentes proposituras ontológicas tomamos como referencia o método regressivo-progressivo desenvolvido por Sartre para denominar e determinar duas perspectivas de interpretação da realidade: a perspectiva posicional e a perspectiva oniposicional.

Com isto analisaremos as denominadas ontologias do espaço, desenvolvidas por Silva e por Santos para os estudos geográficos levando em conta as suas principais influências filosóficas e alguns dos pressupostos levantados pelas discussões ontológicas em Filosofia. “Certas categorias e conceitos geográficos são tomados como instrumentos de entendimento em que cada uma delas, indica certo grau de entendimento deste ser que é o homem no mundo. Privilegiam-se os conceitos de meio e homem e as categorias de paisagem: lugar, território, região e espaço” – finaliza em sua defesa de tese, o Doutorando em Geografia

Perante a Comissão Examinadora se apresenta o candidato Antonio Henrique Bernardes para sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia da FCT/UNESP.

O tema escolhido para a defesa de tese no Anfiteatro VII da FCT/UNESP foi: Das perspectivas ontológicas à natureza do Internauta: Contribuição à Epistemologia em Geografia.

Numa demonstração de prestígio, Antonio Henrique conseguiu reunir no Anfiteatro VII da Unesp apreciável número de amigos e colegas de Faculdade, incentivando-o na defesa pública de tese.