ago 30

No encerramento da XIII Semana da Geografia, do VIII Encontro de estudantes de Licenciatura em Geografia e I Workshop Internacional “Tratamento da Informação Geográfica” um fato foi evidenciado: as homenagens tributadas à modesta servidora, Leonídia dos Santos Silva que presta serviços à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp desde 1986, juntamente com o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito, ex-estudante e funcionário da antiga FAFI – desde 1971 – e depois, Professor, Mestre, Doutor e Livre Docente.

As homenagens prestadas à Servidora e ao ilustre Professor, foram comoventes. Não só para eles, mas principalmente para os familiares e amigos que compareceram ao Auditório da FCT/UNESP. O Prof.Saverio levou o discurso no bolso, denominando-o “Improviso”, com texto muito bem elaborado em forma de biografia de sua vida pessoal desde os anos 70. Dona Leonídia (que todos conhecem por Leleca), ficou tão emocionada que não teve palavras para falar de seu contentamento. Por isso, decidimos entrevistá-la; e ela respondeu a todas as perguntas. O discurso do Prof.Eliseu Saverio Spósito, vai na íntegra logo abaixo.

Leonídia nasceu em Álvares Machado no dia 11 de Junho de 1943; casou-se em Presidente Prudente em 1967 com o Sr.Francisco da Silva, e dessa união conjugal tiveram três filhos (todos casados) e a atualmente com três netos, de 20, 18 e 1 ano, respectivamente. Antes de ingressar na Unesp, trabalhava como vendedora de Yakut. Trabalhando como Auxiliar de Serviços Gerais, ela está aguardando pelo momento da Aposentadoria. O apelido “Leleca”- diz ela – surgiu de forma inesperada. Algumas colegas achavam o nome Leonídia muito complicado e uma delas se antecipou e foi taxativa: Leleca! E todas elas passaram a me chamar não pelo nome, mas pelo apelido.

Quanto às homenagens recebidas na noite de 24 de Agosto, Dona Leonídia diz que foi a maior surpresa de sua vida. ”Jamais pensei que fosse receber uma homenagem tão importante como esta. Ao ser convidada pelos organizadores para participar do encerramento da Semana da Geografia, pensava ser uma coisa muito simples. Mas foi o contrário: Eu e minha família ficamos sensibilizados e felizes com e esse maravilhoso gesto de reconhecimento como forma de incentivo e valorização humana. Só temos que agradecer a todos, por essa inesquecível lembrança” – disse Dona Leonídia (Leleca).

DE ALUNO A PROFESSOR, MESTRE, DOUTOR E LIVRE DOCENTE

Ao ser chamado para receber as homenagens pela sua destacada atuação – inclusive na condição de Coordenador dos últimos eventos do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – o Prof. Dr. Eliseu Saverio Sposito pronunciou eloquente discurso. Foi um relato minucioso de sua brilhante carreira profissional, desde o ingresso como estudante na década de 70 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; depois, Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais, conforme segue:

“Em primeiro lugar, agradeço a todos que lembraram meu nome para o dia de hoje. Fico feliz com a lembrança e quero, também eu, lembrar algumas coisas. Considero-me parte integrante desta faculdade. Fui estudante de 1971 a 1974, quando era Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fui funcionário, quando desenhava mapas e gráficos, utilizando papel vegetal e nanquim, tudo feito à mão, de 1971 a 1977, um ano depois de ser criada a UNESP e ela se tornar Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais. Nesse ano, saí do IPEA, fui para São Paulo após o casamento com a Carminha, em 1978.

Para cá voltei em 1980. Logo estaria trabalhando na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Trabalhando aqui defendi o mestrado em 1983, o doutorado em 1990, a livre docência em 2000 e fiz concurso de titular em 2007. Não quero ser exagerado, mas vou lembrar alguns números. A intenção, neste momento, é prestar contas a todos. As aulas foram de Geografia Econômica, Pensamento Geográfico, Metodologia em Geografia, Geografia Urbana, Geografia Social e Política, Geografia Regional do Brasil, Trabalho de campo e Espaços Industriais. Na pós=graduação, foi Metodologia Científica em Geografia e Dinâmica econômica e novas territorialidades. Será que esqueci alguma disciplina?

Orientei 33 mestrados, 17 doutorados, 9 aperfeiçoamentos, 25 monografias de bacharelado, 63 iniciações científicas, 2 de pós-doutorados e 16 de outra natureza. Tive a oportunidade de publicar 37 artigos científicos, 5 livros de autoria própria, 8 livros organizados, 36 capítulos de livros, 30 trabalhos completos, 21 resumos em anais de eventos e 4 resumos expandidos em anais de eventos, 8 artigos em jornal e 1 artigo em revista (tipo magazine).

Participei de 193 eventos científicos e ajudei a organizar 11 eventos. Participei de 40 bancas de mestrado, 43 de doutorado, 28 de qualificação de doutorado, 12 de aperfeiçoamento, 28 de trabalhos de conclusão de graduação, 4 de professor titular, 6 de livre-docência e 19 de concurso público. Já lá se foram 32 anos como docente, 41 anos desde que entrei, pela primeira vez, para fazer o vestibular no atual Discente I.

Vi o sol nascer, a chuva e as folhas das árvores caírem, vi o vento e vi a lua. Vi a área da FCT ser multiplicada. Vi prédios serem construídos. Vi pessoas entrarem, pessoas se aposentarem. Muitos ficaram, muitos se foram. Nasceram os filhos e, muito tempo depois, o neto. Vi dezenas e dezenas de alunos. Fiz muitos trabalhos de campo, fui olhando o Brasil pela janela e por dentro dele. Vi o Brasil pelas lentes e vi pelo alto. Fiz minhas músicas. Fiz meus gols. Vi as horas passarem nos relógios da vida.

Participei de muitas atividades no Departamento de Geografia e na Congregação. Fui para São Paulo, em atividades na Reitoria. Fui para o exterior participar de eventos e de um pós-doutorado. Parece muito tempo. É muito tempo. Mas, olhando para trás, faria o que foi feito. Gostaria de fazer melhor. Mas não há tempo. É preciso olhar para a frente, fazer planos, plantar árvores, escrever livros, recitar poesias, sonhar ao som de uma canção… tudo isso para continuar a inventar a vida”– finalizou o Prof.Saverio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Sra. Leonídia dos Santos Silva mereceu dos organizadores e participantes da Semana da Geografia no Auditório da Unesp, as mais expressivas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito foi homenageado no encerramento do evento que se realiza há treze anos consecutivos na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os 2 homenageados se confraternizam. Afinal, a servidora e o Professor, Mestre e Doutor são reconhecidos por trabalhar na mesma Universidade Pública.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse agradável momento, não poderia faltar a carinhosa manifestação de apoio da Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, em nome dos docentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E para finalizar: a foto histórica de Dona Leonídia com toda sua família e alguns amigos que vieram especialmente para cumprimentá-la na Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.