ago 28

Sob a coordenação da Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, realizou-se de 21 a 24 de Agosto no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – importante evento relacionado à “Melhoria e qualidade da escola pública: questões contemporâneas”. O maior destaque foi representado pela participação do Prof.Dr. Arlindo Cavalcanti Queiroz, do MEC – Ministério da Educação e Cultura – Profª.Drª. Theresa Maria de Freitas Adrião, da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – e Daniel Tojeira Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – SP.

Durante o período de realização desse I Seminário, foi cumprida uma Agenda Especial com palestras todas as noites e participação direta de membros integrantes de grupos de pesquisas em aquisição de representação de Dados Especiais. Na Abertura, com o Auditório superlotado foi anunciada uma conferência a respeito do Financiamento e II Plano Nacional de Educação – PNE – a visão do MEC, pelo Prof.Dr.Arlindo Cavalcanti Queiroz. No dia seguinte, colóquio com alunos de pós-graduação e Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPEFOPE.

Na noite de 22 de Agosto, a Profª Theresa Adrião/UNICAMP abordou o tema: Melhoria e qualidade da escola pública: questões contemporâneas, enquanto o Prof. Arlindo tratou da questão relativa ao “Colóquio com alunos da pós-graduação GPEFOPE”. Dias: 23 e 24, foram desenvolvidos trabalhos de coordenação da mesa pelos Profs. Drs. Cristiano Amaral G.di Giorgi e Silvio Cesar Nunes Militão. Como Palestrantes e convidados se apresentaram: a Professora Thereza e o Professor Daniel Tojeira Cara/Campanha Nacional pelo Direito à Educação – SP.

Explicações da Profª.Drª.Yoshie

Na contemporaneidade muitas temáticas veem marcando o debate educacional na esfera federal e, dessa forma, provocando rebatimentos nas esferas estaduais e municipais. Acompanhados por reformas, regulamentações e pela legislação pontuam diferentes áreas que tem por objetivo geral promover a melhoria da escola pública. Um dos mais candentes temas se refere ao financiamento da educação, que perpassa todas as dimensões do debate educacional.

Na atualidade, este debate se acentua na formulação do II Plano Nacional de Educação (PNE), inicialmente previsto para vigorar de 2011 a 2020, mas que ainda se encontra em fase de tramitação no Congresso Nacional, sobretudo, devido o seu caráter de balizador das políticas públicas educacionais no Brasil.

Entendemos que no contexto de elaboração do II PNE, momento de intensa mobilização da sociedade civil e da sociedade política, a comunidade acadêmica não pode se furtar deste debate. O debate sobre o financiamento da educação ocupa centralidade nesta discussão, uma vez que, sem aporte de recursos adequados não se efetivam políticas públicas educacionais.

Por sua relevância este tema não se circunscreve apenas aos especialistas responsáveis, cabendo aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação realizarem debates e acompanharem as questões de recursos financeiros e o II PNE, tendo como meta uma educação básica de qualidade e a produção de conhecimentos no ensino superior.

O evento tem como objetivos:

  • Promover atividades de formação e integração entre os alunos de licenciatura e alunos do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT/UNESP;
  • Propiciar o conhecimento e estimular a reflexão sobre as políticas públicas educacionais, enfatizando a melhoria da qualidade da escola pública, tendo como foco específico às questões relacionadas ao financiamento educacional brasileiro e o II Plano Nacional de Educação;
  • Desencadear ações para fortalecer as atividades o Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/UNESP, dentro da comunidade acadêmica.

O público-alvo estimado foi de aproximadamente 150 pessoas, sendo o evento aberto a todos os alunos e docentes da FCT/UNESP e demais profissionais da educação básica. De modo especial àqueles vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/UNESP. O evento coordenado por mim, Profa. Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite, tem como membros da comissão organizadora, as seguintes personalidades: Profa. Dra. Vanda Moreira Machado Lima, Prof. Dr. Sílvio César Nunes Militão e os doutorandos Andréia Nunes Militão e Fábio Perboni.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente sediou importante evento, coordenado pela Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Arlindo Cavalcanti Queiróz, marcou presença no evento como conferencista e representante do Ministério da Educação e Cultura – MEC;

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª. Drª.Maria Theresa de Freitas Adrião, da UNICAMP falou sobre a “Melhoria e qualidade da escola pública: questões contemporâneas”,tema que despertou muito interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento dedicado à Educação teve seu encerramento no dia 24 de Agosto, com a participação do representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação/SP, Daniel Tojeira Cara.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.