ago 30

Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito (do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP), o aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Marcio José Catelan fez sua defesa de tese de Doutorado. O trabalho apresentado à Comissão Examinadora tem como título: “Heterarquia Urbana: Interações espaciais Interescalares e cidades médias”, que foi comentado, avaliado e discutido entre os participantes da mesa.

Para o desenvolvimento da pesquisa, Marcio usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP; e a defesa pública de tese de Doutorado ocorreu na manhã de 28 de Agosto de 2012 (a partir das 08h00), na Sala de Apresentação de Projetos da Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Fizeram parte da Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – os seguintes membros: Profª.Drª.Maria Carmen Bellet Sanfeliu, do Departamento de Geografia e Sociologia da Universidade de Lleida; Prof.Dr.Artur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP e Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

No trabalho de pesquisa que desenvolveu, Marcio José Catelan destaca de forma resumida perante a Comissão Examinadora: “No Estado de São Paulo,Bauru, Marília e São José do Rio Preto são cidades médias cujas atividades, funções e papeis desempenhados na rede podem ser explicados a partir das interações espaciais segundo as quais se articulam agentes e empresas de múltiplas escalas geográficas”.

No tópico seguinte explica: “O processo de concentração espacial e econômica tem se ampliado nestas cidades médias, alterando suas funções e seus papeis na rede urbana desde a escala local à global. A partir das dinâmicas de interações espaciais interescalares, ampliam-se nas cidades médias a centralidade delas na rede de influência regional por elas articuladas, assim como são inseridas apenas por suas posições na hierarquia urbana”.

Finalizando, o Doutorando acentua: “Daí a proposição teórico-metodológica de analisá-las a partir da ideia de heterarquia urbana, visando apreender as articulações segundo as quais as cidades são vistas pela diferenciação e importância de cada uma de suas funções e de seus papéis na rede urbana”.

A tese de Doutorado/Programa de Geografia foi defendida publicamente pelo candidato Marcio José Catelan, na Sala de Apresentação de Projetos da Central de Laboratório do Deptº. de Cartografia da FCT/UNESP.

A Orientadora foi a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

A Sala onde se desenvolveu a defesa púbica de tese de Doutorado/Geografia, recebeu grande numero de estudantes de graduação e pos-graduação, bem como amigos e familiares do Doutorando.