ago 22

Este foi o tema de uma defesa pública de dissertação de Mestrado do Programa de Educação, desenvolvida na tarde de 20 de Agosto de 2012 pela candidata Cláudia Márcia de Souza Oliveira. A Orientadora foi a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Para a apresentação da defesa, o local escolhido foi a Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/UNESP.

Ao lado da Orientadora, bem como membros integrantes da Comissão Examinadora, a Profª.Drª.Elianeth Dias kanthack Hernandes, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília e Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Tema: “As implicações da implementação do currículo oficial do Estado de São Paulo no cotidiano de uma Escola”.

Em seu trabalho diz a Mestranda: “A pesquisa, de maneira qualitativa, adotou como metodologia o estudo de caso do tipo etnográfico tendo como base o materialismo histórico dialético. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo com as observações da rotina da escola e sala de aula, questionário e entrevistas semiestruturadas. Saviani (2010) e Libâneo (2011) contribuíram com o referencial teórico na contextualização do momento social e sua relação com as políticas públicas educacionais”.

Cláudia Márcia acrescenta: A teoria da vida cotidiana de Heller (2004) inserida no tempo e espaço escolar trouxe para o centro da discussão o indivíduo e suas objetivações sobre esse nível da realidade social. A origem do saberes dos professores e sua influência na prática docente foram discutidos com base nos fundamentos de Tardif (2012) e nos saberes pedagógicos necessários à docência nas concepções de Pimenta (2008).

Os dados analisados corroboram com os pressupostos de que a adoção de um modelo curricular para as escolas deve compor uma ação reflexiva intencional, a partir dos princípios e concepções de quem o concebe, como “consciência de nós” (Heller, 2004) de modo que os educadores deixem de ser considerados meros consumidores do currículo e passem a ser sujeitos da ação.

Na conclusão perante a Comissão Examinadora , afirma a candidata ao Mestrado em Educação: A análise dos episódios em sala de aula demonstrou a relevância deste estudo em relação à prática docente pelo reconhecimento de que o sujeito, no “chão da sala de aula”, isto é, inserido na estrutura de sua cotidianidade, busca alternativas para apropriar a seu modo, da realidade do currículo posto e impor a ele a marca de sua personalidade.

A Comissão Examinadora reuniu-se para ouvir a defesa de Mestrado – Programa:Educação desenvolvida pela candidata Cláudia Márcia de Souza Oliveira, na Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/UNESP.

A defesa pública de Mestrado/Educação, teve como Orientadora a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin versou sobre “As implicações da implementação do currículo oficial do Estado de São Paulo no cotidiano de uma Escola”.