ago 24

No dia 21 de Agosto de 2012 (período da manhã), o candidato Washington Luís Campos Rio Branco defendeu tese de Doutorado – Programa de Geografia – perante a Comissão Examinadora instalada no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – tendo como Orientador a Profª.Drª. Maria Encarnaçao Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema: Política de gestão ambiental em áreas protegidas em São Luís – Maranhão: o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Para compor a Comissão Examinadora – além da Orientada já mencionada – fizeram parte os seguintes membros: Prof.Dr. Jorge Hamilton Souza dos Santos, do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão; Prof.Dr.Claudio Antonio di Mauro, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia; Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

O Doutorando em sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia fez uma abordagem geral da Política e gestão ambiental em áreas protegidas da Capital do Maranhão, São Luis: o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, instrumento do ordenamento territorial e proteção do (meio) ambiente, em busca de resposta à varias indagações, conforme segue.
a) Quais as relações entre espaço, território e meio ambiente?
b) Quais as consequências da transformação do meio ambiente natural em meio ambiente construído ou social?
c) O que fazer para que os efeitos da urbanização afetem o mínimo possível o equilíbrio natural das áreas ocupadas pela sociedade humana?
d) Quais os instrumentos que o Governo tem para melhor ordenar o espaço geográfico e o território na área do PELJ, no ambiente cotidiano de moradores e usuários?

Visando dar resposta a hipótese que orienta essa tese, afirmou o Doutorando que o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen expressa os conflitos entre a produção do espaço urbano e a implantação de políticas púbicas ambientais. Considerando que este estudo foi voltado para uma abordagem qualitativa dos fatos e fenômenos pesquisados, as técnicas utilizadas para atingir os objetivos propostos foram desenvolvidas de modo sequencial; mas também simultaneamente quando isso se fez necessário. Pelas fases de revisão bibliográfica, análise documental, observação propriamente dita, trabalho de campo, registro dos dados, elaboração de documentos cartográficos, análise e interpretação dos dados e das informações obtidas no contato com a realidade estudada.

Washington Luis Campos Rio Branco, conclui sua pesquisa revelando ter desenvolvido cinco capítulos que se complementam de forma sequencial:
1) Meio ambiente, ordenamento territorial e proteção ambiental do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen;
2) Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA – e ordenamento territorial.
3) Política de Meio Ambiente, Território e áreas protegidas no Maranhão;
4) Estado da criação, implantação e instalação do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen;
5) Análise dos processos de intervenção governamental no Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Washington Luis Campos Rio Branco, aluno do curso de Pós-graduação/Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa pública de tese de Doutorado na manhã de 21 de Agosto de 2012, em Presidente Prudente/SP.

No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o Doutorando apresentou trabalho de pesquisa realizado em áreas protegidas de São Luis do Maranhão.

Clique para ampliar!
Concluída a defesa de tese, Doutorando, Orientadora e membros da Comissão Examinadora reuniram-se para um “cafezinho” comemorando a conquista do novo título de Doutor em Geografia.