ago 22

O mês de Agosto já entrou oficialmente no Calendário histórico, artistico e cultural de Presidente Prudente. Pela 27ª vez foi realizado o Festival de Pipas “Raul Albieri” (promovido pelo Jornal O Imparcial, tendo como local o campo de futebol da Unesp. O evento aconteceu na manhã de Domingo (19 de Agosto), com tempo totalmente favorável: ventos moderados, muito Sol e temperatura agradável. Foi esse fator que contribuiu para a sucesso de mais uma jornada, na qual participaram mais de 300 inscritos.

O Festival que já é tradicional reuniu público calculada em 4 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O tema escolhido: “Personagens da Literatura Infantil” contribuiu para o sucesso e participação dos interessados nas categorias: Maior, Criativo, Técnico e Destaque Especial. Troféus – e outros prêmios – foram conferidos aos três primeiros classificados de cada categoria. O evento foi prestigiado pelos diretores do Jornal O Imparcial e da FCT/UNESP.

Uma Pipa em formato de Barco à vela foi a que mais chamou a atenção do jurados e do público presente ao local (campo de futebol da Unesp). Como consequência, o autor José Claudio da Silva Filho conquistou o Troféu mais cobiçado do evento, ocupando o 1º lugar no Pódio. O 2º lugar foi conferido à Pipa Caixa, produzida por Carlos Alberto do Nascimento. A menor Pipa, de tamanho equivalente à Palma da Mão foi confeccionada por Erminaí Carreito da Silva, que ficou com o 3º lugar no Pódio com a Mini-Pipa. Com a Pipa personalizada que denominou “Salve a nossa Li teratura”, Antonio Mudrei Correa (Turma da Mônica) que obteve o 3º lugar no Pódio.

No ”Temático”, o 1º lugar foi ocupado pelo construtor da Pipa “Saci Pererê”, Luis Massato Kaneko. Em 2º lugar, Reginaldo Maurício de Souza, responsável pela confecção do “Menino Maluquinho”, tema do concurso. Personagens da Literatura Infantil. Tem como intérpretes da Literatura, desfilando no campo de futebol com a panela na cabeça. Com a Pipa personalizada que denominou “Salve a nossa Literatura”, Antonio Mudrei Correa (Turma da Mônica) que obteve a 3ª classificação no Pódio.

A Categoria Maior apresentou uma Pipa de 126 m2. É de autoria de Luiz Koichi Otsuka que se classificou em 1º lugar, seguido por Antonio Vinicius Fernandes (57,5 m2) e Claudinei Rodrigues Araujo (3 m2) em 2º e 3º lugares, respectivamente. Um Dragão chinês foi a coqueluche do Festival de Pipas. Mereceu do Júri destaque especial com Troféu Personalizado, conquistado merecidamente por Paulo César Rios. Além disso, foram entregues dezenas de bicicletas e inúmeros quites oferecidos como brindes à diversas famílias; e sua contribuição é sempre bem-vinda!

O campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu cerca de 4 mil pessoas durante a realização do Festival de Pipas.

Algumas Pipas precisaram passar por uma avaliação, antes de ser elevada ao espaço. Mas essa é uma demonstração que envolve pessoas de todas as idades, desde as crianças.

O Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol participou do Festival juntamente com vários docentes e servidores da Instituição, cedendo o campo de futebol p/o evento.

Aqui, um aspecto da Premiação, onde predominou a criatividade de 300 participantes. Além do Prof.Dr.Antonio Nivaldo, também se fez presente o Vice-Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias.

Em cada uma das 4 categorias premiadas foi entregue um Troféu Especial comemorativo ao 27º Festival de Pipas “Raul Albieri” 2012. Para a entrega, um dos convidados foi o Diretor da FCT/UNESP.