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No decorrer deste mês foram agendadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Geografia, duas novas teses de Doutorado, defendidas publicamente nos dias: 09 e 17 de Outubro, na Sala de Video-Conferência e Anfiteatro II, respectivamente. Candidatas habilitadas para a defesa de teses: Rosemara Perpétua Lopes e Karina Furini da Ponte, tendo como Orientadores: a Profª.Drª. Monica Furkotter, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação e o Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr. Do Deptº de Geografia, da FCT/UNESP.

Rosemara se apresentou perante a Comissão Examinadora, constituída pelos seguintes docentes (além da Presidente da Mesa e Orientadora): Profª.Drª./Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, do Deptº de Matemática, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro/SP; Profª.Drª.Carmen Lúcia B.Passos, do Deptº de Metodologia, da Universidade Federal de São Carlos/SP; Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/SP e Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

No dia 17/Outº, Karina se apresentou perante a Comissão Examinadora constituída (além da Orientadora já citada), pelos seguintes membros: Prof.Dr.Marcelo Dornelis Carvalhal, da Coordenadoria de curso da Unidade de Ourinhos/SP; Prof.Dr.Silvio Simione da Silva, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Acre; Profª.Drª.Edvânia Ângela de Souza Lourenço, do Deptº de Serviço Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Prof. Dr.João Cleps Junior, do Instituto de Geografia, da Univesidade Federal de Uberlandia/MG.

O tema desenvolvido pela candidata Rosemara Perpétua Lopes – Programa de Educação – versou sobre: “Concepções e práticas declaradas de ensino e aprendizagem com TDIC em cursos de Licenciatura em Matemática”, enquanto Karina Furini da Ponte – Programa de Pós-Graduação em Geografia – apresentou o tema:”O desenvolvimento sustentável e o controle social da natureza e do trabalho: um estudo a partir da fábrica de preservativos masculinos de Xapurí/AC”.

Práticas e processos formativos

A Doutoranda Rosemara Perpétua Lopes, inicia sua defesa de tese afirmando: Esta pesquisa, inscrita na linha “Práticas e processos formativos em Educação”, tem origem nos resultados da investigação realizada no Mestrado, por análise documental, que apontaram dois cursos de Licenciatura em Matemática de uma UNIVERSIDADE Pública do Estado de São Paulo como aqueles que previam a formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seus projetos pedagógicos. Partindo de tais resultados, busca-se responder como essa formação ocorre. Sustenta-se a hipótese de que apresenta configurações distintas no plano documental e no plano da prática declarada pelos sujeitos.

Em atenção aos objetivos, à questão de pesquisa e à hipótese, constata-se que a articulação prevista nos projetos pedagógicos não ocorre nos cursos. As concepções são analisadas quanto à abordagem pedagógica, em instrucionista ou construcionista, e à abertura, em otimista, pessimista ou realista. Entre alunos, nos dois cursos, verificam-se ocorrências de concepções instrucionista e construcionista, otimista e realista. Entre os professores, em um dos cursos, prevalece a construcionista. No outro, a instrucionista, com destaque para a realista em ambos.

E finalizando: “As situações identificadas a partir das práticas declaradas são categorizadas como: aprender sobre o uso de tecnologia. Aprender com o uso de tecnologia, aprender a ensinar com tecnologia. E ensinar com tecnologia. Nos dois cursos, constata-se que essas situações ocorrem isoladamente em cada disciplina; ora em função da metodologia do professor formador, ora do perfil da disciplina, caracterizando-se pela não intencionalidade, exceto em uma optativa e outra obrigatória, cada qual de um curso. Esta configuração vem ao encontro da hipótese inicialmente sustentada”.

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Rosemara Perpétua Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu tese de Doutorado na Sala de Videoconferência da FCT/UNESP – Campus de Pres.Prudente-SP

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A candidata ao Doutorado/Educação teve como Orientadora a Profª.Drª.Mônica Furkotter, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

 

Preservação ambiental e a fábrica de preservativos

A candidata Karina Furini da Ponte defendeu sua tese de Doutorado/Geografia na FCT/UNESP, declarando que a introdução da proposta de desenvolvimento sustentável e o controle social da natureza e do trabalho no Estado do Acre ocorreu a partir de 1999, com a Frente Popular no poder executivo”. Ressaltou que tal perspectiva política e ideológica tem como foco a convergência entre o aproveitamento econômico e a preservação ambiental da floresta, o que demonstra sua vinculação às necessidades emergente da sociedade como também do capital.

É nesse contexto – disse – que surge a Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri, como uma política de desenvolvimento sustentável do governo da Frente Popular no Acre, de produção de camisinhas a partir do látex nativo, extraído nos seringais da região do Alto Acre. Diante da relevância e dos resultados da proposta de sustentabilidade para o estado, surgiram alguns questionamentos: Qual o papel da Preservativos Natex para o projeto político do desenvolvimento sustentável? Quais os instrumentos e estratégias utilizadas para executar a proposta sustentável no Estado? E por fim, como se materializa a relação entre Fábrica de Preservativos e os sujeitos envolvidos no caso: seringueiros que fornecem látex para a produção de preservativos?

Sendo assim – afirma a Doutoranda – constatamos que a proposta de desenvolvimento sustentável da Frente Popular se constrói discordante da propaganda social e ambiental, já que prioriza o processo de mercantilização da natureza via exploração da madeira, exportação de carne bovina e venda dos serviços ambientais. Com isso, tanto a Preservativos Natex, como a política de sustentabilidade servem para encobrir e legitimar o processo de expoliação da natureza, através de um aparato ideológico que associa as atividades ligadas ao capital, como sendo “sustentáveis”, já que privilegia as demandas sociais e com menor impacto ao ambiente.

Karina conclui sua tese: “ao desarticular a relação metabólica entre o homem e a natureza, enquanto garantia de condições materiais e subjetivas de existência do sujeito, impõe formas de organização e controle estranhos, a fim de atender a rotina da produção de preservativos, o que se especializa o seringueiro na extração do látex, dificultando ou até impedindo que privilegia sua autossuficiência e autonomia. Portanto, é através do controle do processo de trabalho que o capital/Estado aplica seu controle sobre o sujeito e seu território, de modo a desestruturar seu modo de organização e gestão”.

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A candidata Karina Furini da Ponte, do Programa de Pós-Graduação/Geografia fez sua defesa de tese de Doutorado no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

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A Banca Examinadora reunida, tendo como Presidente e Orientador da Doutoranda, o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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