out 20

Com a presença da Pró-Reitora em Extensão Universitária da Unesp, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, foi inaugurada no dia 16/Outº, um Centro local de apoio voltado à pesquisa e extensão, localizado à Rua Cyro Bueno, 40 – Jd Morumbi. O desatamento da fita simbólica foi feito pelos Diretores da FCT/UNESP, Profs.Drs. Marcelo Messias e José Carlos da Silva Camargo Filho, juntamente com a Pró-Reitora, a Assessora Jussara Arantes Antonio, Prof.Dr.Márcio José Catelan (do Deptº de Planejamento) e a aluna de Educação Física e Geógrafa,Luzia Carolina Bezerra Salomão.

O Centro denominado CLAE, conta com aproximadamente 3 mil m2 de área construída e sua implantação é resultante de uma parceria firmada com a Pró-Reitoria de Extensão/PROEX, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na versão “Piloto”; que tem por finalidade incentivar professores, pesquisadores e alunos a participarem de Editais Públicos. Em conformidade com sua área de atuação e formação para fins de captação de recursos, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

Na visita, a Pró-Reitora foi recepcionada às primeiras horas da manhã na Sala da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Depois, seguiu para o Núcleo Morumbi, onde presidiu o ato de inauguração do Centro de Apoio à Extensão e foi homenageada com uma demonstração de “Dança do Ventre” por um grupo de senhoras da Universidade da Terceira Idade, e ainda participou de uma reunião para tratar de assuntos relacinados aos novos projetos de implantação. Entre os quais o que coloca o Centro de Apoio Morumbi em evidência, como importante elo nas pesquisas e elaboração de projetos voltados à produção de Calçados e e Bolsas mediante reaproveitamento de resíduos do bagaço de cana (cinza), espumas de borracha natural e produtos reciclados do couro.

A iniciativa dessa inovação é atribuída ao Prof.Dr. Aldo Eloízo Job (do Departamento de Física, Química e Biologia/DFQB) da FCT/UNESP e alguns estudantes de Pós-Graduação/Doutorado. Dentre os quais, Leandra Oliveira Salmazo e Giovani Barrera Torres (da Colômbia), que vem se dedicando a um arrojado e importante projeto – apresentado e elogiado pela Pró-Reitora – e que representa um marco do avanço tecnológico da Unesp, através de sua unidade de Presidente Prudente.

Pronunciamentos iniciais

Antecipando-se ao desatamento da fita simbólica de inauguração do Centro de Apoio, falaram: o Diretor e o Vice-Diretor, Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos da Silva Camargo Filho e em seguida, a Pró-Reitora de Extensão,Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita. Em seu pronunciamento, o Diretor da FCT/UNESP ressaltou a importância desse novo empreendimento e sua utilização voltada à comunidade,no que se refere à elaboração de Projeto Arquitetõnico e projetos complementares (Estrutural, Hidráulica, Elétrica e Rede), a fim de abrigar Laboratórios de Pesquisas, Salas de Aulas e Projetos de Extensão

O Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos assumiu suas funções ao ser designado como dirigente desse novo Centro de Apoio junto ao Núcleo Morumbi e disse que “dentro desse contexto, pretende-se que o Prédio “UNESP – NÚCLEO MORUMBI” – seja um Centro de Excelência voltado à pesquisa e extensão. O mais importante é que essa iniciativa vai ao encontro das demandas atuais da sociedade como um todo; e principalmente da população de Presidente Prudente e região. Espera-se também que essa ideia se configure a médio prazo, como uma referência regional e estadual em assuntos estratégicos relativos a Projetos de Extensão, visando transformar o conhecimento acadêmico em produtos e serviços voltados à comunidade.

A palavra da Pró-Reitora Mariângela

Em Presidente Prudente, a Pró-Reitora em Extensão Universitária, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita cumpriu extensa programação durante todo o dia da visita especial. Concluida a solenidade de inauguração e reunião numa das salas do Núcleo Morumbi da Unesp, onde foram avaliados importantes projetos, com a participação de vários docentes, bem como dirigentes e assessores da Diretoria, a visitante se dirigiu à Biblioteca da FCT e aos vários Departamentos, onde dialogou com inúmeros professores, servidores e estudantes.

Numa avaliação do Centro Local de Apoio à Extensão/CLAE (que é o primeiro no Estado de São Paulo), afirmou: “É a concretização de um importante trabalho junto aos docentes e alunos vinculados a projetos e atividades de extensão. A importância disso está justamente na articulação de todos eles. Dentro de um Centro. No qual podem ser compartilhadas experiências que motivarão o desenvolvimento e aprimoramento da extensão universitária da Unesp de Presidente Prudente; e que resultarão em beneficios à comunidade local e à distância”.

A Pró-Reitora em Extensão Universitária da Unesp concluiu: A Unidade acreditou nessa proposta e aproveitou o potencial do Núcleo Morumbi e dos projetos existentes no Câmpus de Presidente Prudente, que envolve alunos, docentes e a comunidade. E essa experiência deve ser divulgada não só na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp, mas também por outras Universidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Núcleo Morumbi, a recepcão à Pró-Reitora em Extensão Universitária da UNESP, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, com a saudação do Diretor da FCT, Prof.Dr. Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 2º Orador foi o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo que assume o comando do Centro Local de Apoio à Extensão Universitária do Núcleo Morumbi, à R.Cyro Bueno, 40.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos acompanham com atenção o pronunciamento da Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita – Pró-Reitora em Extensão Universitária – ao instalar o 1º Centro Local de Apoio/CLAE.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O desatamento da fita simbólica pela Pró-Reitora Mariângela Spotti Lopes Fujita, Profs.Marcelo Messias, José Carlos da Silva Camargo Filho, Márcio, Jussara e a aluna Luzia Carolina.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para homenagear a Pró-Reitora Mariângela, uma surpresa proorcionada por abnegadas Sras da UNATI (Universidade da Terceira Idade), trajadas especial para a demonstração da “Dança do Ventre”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Giovanni Banera Torres (estudante colombiano/Doutorado) desenvolveu juntamente com outros colegas um arrojado projeto que consiste no reaproveitamento de resíduos do bagaço de cana (cinzas), borracha e resíduos de couro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os produtos coletados – com boa parte de reciclados – já estão proporcinando resultados positivos. A linha de produtos resultante dessa pesquisa já mostra seus efeitos com a industrialização em série.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença da Pró-Reitora em Extensão Universitária no Núcleo Morumbi, para inaugurar o Centro Local de Apoio à Extensão/CLAE foi muito proveitosa. Houve até uma reunião para avaliar novos projetos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.