out 22

São as coincidências; que ocorrem em raríssimas vezes. No dia 26/Setº no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. Candidatos: Saula Rodrigues Borges Filipim e Paulo Roberto Iacia. A diferença foi apenas no horário estabelecido para as defesas públicas: às 13h30 e 16h30, respectivamente.

A candidata Saula Rodrigues Borges Filipim, apresentou-se perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Ribeiro de Araujo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP, enquanto o candidato Paulo Roberto Iacia foi apresentado à Banca Examinadora, tendo como Presidente da mesa e Orientador, o Prof.Dr.Antonio Cézar Leal, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Além dos Orientadores já mencionados, fizeram parte das Comissões Examinadoras: os docentes: Profs.Drs.: Alba Regina Azevedo Arana, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Marcelino de Andrade Gonçalves, do Deptº de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina/MS.

O tema desenvolvido por Saula versou sobre o ”Córrego Bela Vila, Piacatu-SP: Ações de Educação Ambiental para conservação e preservação”; e Paulo Roberto – Resíduos Sólidos Urbanos em Presidente Prudente/São Paulo, Brasil: Um estudo aplicado na Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix).

Rios vivos na bacia hidrográfica

A candidata Saula Rodrigues Borges Filipim, assim resumiu sua dissertação de Mestrado Profissional em Geografia, ao se referir inicialmente ao Projeto “Rios Vivos” na bacia hidrográfica do córrego Bela Vista, em Piacatu-SP, que ela define como projeto de educação ambiental aprovado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CT-EA/CBH-PP) e indicado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos para financiamento de suas atividades local e regional.

O objetivo do projeto Rios Vivos é a construção de conhecimentos sobre sua realidade e o estabelecimento de novas atitudes e valores para com o ambiente, assim como para a mobilização social em defesa da água, envolvendo o cidadão na recuperação e conservação das bacias hidrográficas a partir do monitoramento da qualidade ecológica dos rios. Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia do projeto Rios Vivos no córrego Bela Vista são encorajadores e animadores.

Saula esclarece em sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia da FCT/UNESP, que foram realizadas oficinas de capacitação, visitas de campo, estudos do meio e com o auxílio de parceiros e voluntários, foi criada a Rede de Monitoramento do Córrego Bela Vista, que verificará a qualidade da água através de um monitoramento físico, químico e biológico do manancial em diferentes pontos de sua extensão para criação e alimentação de um Banco de Dados com os resultados obtidos.

“Apesar da saúde ecológica do córrego Bela Vista ser crítica, possibilidades existem na sua recuperação e por isso a razão de se desenvolver educação ambiental voltada em aproximar a comunidade de seu manancial e contribuir para o desenvolvimento sustentável em toda a extensão dessa bacia hidrográfica” – finaliza a Mestranda.

Cooperativas: Papel fundamental

Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, Paulo Roberto Iacia opina que “a capacidade e a competência diária que as associações e cooperativas necessitam para se adaptarem aos novos métodos, técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários à sobrevivência sustentável e competitiva do mercado passa a ser um grande desafio. O mesmo ocorre no ambiente dos negócios em qualquer lugar do mundo, em qualquer segmento, seja ela uma empresa que tem como objetivo fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas, ou de mercados, e com isso, obter lucro, ou uma organização sem fins lucrativos que precisa de recursos para sua manutenção e para o atendimento de seus objetivos”.

Partindo desse princípio de inserção – diz o Mestrando – as cooperativas passam a exercer um papel fundamental dentro da sociedade, tornando-se não apenas uma grande aliada do município no combate à degradação, ao desperdício e maximizando o reaproveitamento de matérias-primas que ainda possam ser utilizadas ou recicladas, mas também podem ser consideradas como agente ambiental: com todos esses benefícios proporcionados pelas cooperativas… Com isso, pretende-se observar os fatos vivenciados pela Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (COOPERLIX), com o objetivo de saber e conhecer os processos de gestão e aplicá-los para o bom desenvolvimento do trabalho proposto.

Quanto aos objetivos específicos – acentua Paulo Roberto Iacia – foram de elaborar plano de trabalho para a gestão da COOPERLIX; desenvolver atividades de assessoria no sistema de gestão, criando novos métodos no processo de produção; desenvolver um Sistema Gerencial Cooperlix Open Source (SGCOP) e capacitar os cooperados no uso do SGCOP. Os resultados obtidos permitiram comprovar a hipótese apresentada… Considerando todos esses aspectos, a implementação de um sistema gerencial informatizado, associado à revisão dos processos de produção e a contratação da cooperativa para a prestação dos serviços de coleta seletiva e triagem dos materiais reutilizáveis e recicláveis, contribui para a permanência dos cooperados e incentiva o ingresso de mais catadores como associados, melhorando sua renda e contribuindo para uma melhoria em sua qualidade de vida” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Saula Rodrigues Borges Filipim, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa de dissertação de Mestrado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Ribeiro de Araujo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Paulo Roberto Iacia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora para a defesa de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Antonio Cézar Leal, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Pres.Prudente-SP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.