out 24

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu no dia 23 deOutubro mais uma defesa pública de tese de Doutorado, para a qual se habilitou o candidato Eduard Angelo Bendrath. O Orientador foi o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da FCT/UNESP. Tema escolhido: “A Educação-Formal a partir dos relatórios da UNESCO: Bases para a construção do capital social e capital humano”.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador – os seguintes docentes: Profª.Drª.Graziela Zambão Abdian, do Deptº de Administração e Supervisão Escolar/Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP; Prof.Dr.Célio da Cunha, da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Brasilia/UnB; Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Deptº de Educação/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente/SP e Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.

Processos de desenvolvimento

A tese defendida por Eduard Angelo Bendrath cita inicialmente estudo vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Com a expansão de movimentos educativos paralelos ao sistema formal de ensino, as ações educacionais com foco nos procesos de desenvolvimento humano e econômico, tornaram-se importantes ferramentas para a resolução de problemas locais, o que encaminhou novas diretrizes nas construções de matrizes de educação não formal ao redor do mundo – diz o Doutorando.

Depois é o próprio candidato quem declara:”Tais pressupostos alinham-se às concepções políticas internacionais atualmente vigentes, na tentativa de adequar o crescimento econômico ao desenvolvimento social tomando como referência os modelos de acumulação do capital social e capital humano. Dessa forma, a análise dos documentos da UNESCO em 31 países, teve como objetivo verificar a relação estabeleecida entre as políticas de educação não-formal e os princípos do desenvolvimento econômico e social com aporte às bases do capital social e humano, bem como o direto interesse dos governos locais e organismos internacionais envolvidos”.

Finalizando acentua o Doutorando Eduard Angelo Bendrath: “Observou-se que as ações seguem padrões de convergência e distanciamento entre os paises com base em temas específicos pré-identificados e que o fundamento para a tomada de decisão é uma lacuna na educação não-formal, sendo dessa maneira sugerida a adoção de medidas de avaliação em políticas públicas que leve em conta os principios dos fatores prospectivos como estrutura analítica”.

O Doutorando Eduard Angelo Bendrath, do Programa de Pós-Graduação em Educação faz sua defesa de tese perante a Comissão Examinadora reunida especialmente no Anfiteatro II da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Para desenvolver seus trabalhos, o candidato contou com a orientação do Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação da FCT/UNESP. Na sessão especial de defesa de tese para obtenção do titulo de “Doutor” ele foi bastante prestigiado.