out 29

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o dia dedicado ao funcionalismo público (28/Outº) foi marcado no Câmpus Universitário da FCT/UNESP/Presidente Prudente, como de intensa movimentação, envolvendo Servidores, professores, alunos e convidados. Em atenção a um chamamento geral, o primeiro encontro – MOVIMENTE-SE – verificou-se no Anfiteatro III, onde a programação teve sua abertura, através da palavra da Profª.Drª.Roselene M.R.Lorençoni, que representou a Diretoria da FCT/UNESP.

Em seguida, foram ministradas duas importantes palestras pelos docentes: Cassiano Ricardo Rumim e Maria Assunção Azevedo, versando sobre “Fortalecimento de vínculo e relação no trabalho” e “Saúde da Mulher”, acompanhadas com o maior interesse por parte da platéia presente. Alguns vídeos apresentados a titulo de esclarecimento também serviram para enriquecer o conteúdo dos temas enfocados pelos palestrantes. Ainda no período matinal, foram desenvolvidas outras atividades voltadas à saúde e bem-estar, avaliação física e práticas esportivas, em parceria com a Atlética de Presidente Prudente e Performance – Empresa Jr de Educação Física.

No período da tarde, a programação especial ganhou novos atrativos. Na parte térrea do Bloco Central da Diretoria, estudantes de Medicina do 2º Termo da UNOESTE (dez) foram incorporados ao esquema organizado pelos Coordenadores: Judith Teixeira (Enfermeira); Luis Alberto Gobbo; Giovana Rampazzo Teixeira (Rede Viva Melhor e Sitra) e pela Enfermeira Márcia Bueno, realizando trabalhos relevantes no atendimento a centena de pacientes, constituídos em sua maioria por Servidores, estudantes e docentes da FCT/UNESP.

Comunidade com participação ativa

Por mais de três horas seguidas, o que chamou a atenção dos que participaram do MOVIMENTE-SE foi o interesse demonstrado por mais de uma centena de pessoas na realização dos testes pressão arterial, diabetes, glicemia (com coleta de sangue), colesterol, triglicérides, avaliação postural, obesidade (peso, altura, cintura abdominal), e também Orientação Nutricional. São fatores importantes para a saúde humana, cujos resultados podem identificar ou prevenir doenças crônicas, metabólicas, transmissíveis ou não transmissíveis.

No decorrer das últimas horas do dia, vários setores do Câmpus Universitário foram transformados em áreas de competições esportivas, ginástica, aulas de danças – Zumbi, Jumping, etc – jogos de futebol, volei, fut-sal, basquete e truco. Foram atividades de um dia dedicado ao funcionalismo público, envolvendo a comunidade universitária, professores e servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. No total geral, mais de 130 pessoas envolvidas na coordenação e realização do evento e mais de 200 pessoas beneficiadas com o atendimento.

Presença durante todo o período de realização do MOVIMENTE-SE, do Vice-Diretor José Carlos da Silva Camargo Filho, representando o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias que viajou para São Paulo, a fim de participar de reunião na Reitoria da Unesp. O balanço final dessa extraordinária realização foi considerado positivo, superando todas as expectativas – disseram seus coordenadores.

Logo cedo – por volta das 8h30 – já chegavam ao Anfiteatro III da FCT/UNESP os primeiros participantes do MOVIMENTE-SE, em comemoração ao dia do Funcionalismo Público.

A 1ª palestra do dia, foi pronunciada pelo Prof.Dr.Cassiano Ricardo Rumim, sob o tema: “Fortalecimento de vínculo e relação no trabalho”. Uma platéia seleta se fez presente.

No bloco central da Diretoria da FCT outro importante setor de atendimento: com a presença do Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho, a fim de se submeter a vários testes.

Na verdade, houve excelente atuação de coordenadores, professores, enfermeiras e alunos para dar atendimento a todos os Servidores e demais interessados nos testes e avaliação postural.

Os atendentes se empenharam ao máximo em prestar assistência a todos que os procuraram durante a realização do MOVIMENTE-SE, cujos resultados foram positivos sob todos os aspectos.

E finalizando, uma avaliação postural a quem merece atenção especial: o Vice-Diretor da FCT/UNESP, que ficou impressionado com o atendimento prestado este ano à centenas de pessoas.