out 27

A cidade de Presidente Prudente sediou entre os dias: 21 e 22 de Outubro, o XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, com a participação de centenas de estudantes e pesquisadores dos diversos cursos de graduação e pós-graduação. O ato de abertura foi presidido pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.Marcelo Messias. Na continuidade, palestra ministrada pela Profª.Drª.Silvânia Lanfredi Nobre (Pres.da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT) e apresentação do Coral da Unesp.

No Boulevard “Messias Meneguette Júnior” – ao lado do Auditório V – foi promovida no dia 21/Outº uma exposição de trabalhos de pesquisas sobre temas os mais variados, desenvolvidos por estudantes. Foram mostrados e demonstrados pelos próprios autores: posters elaborados nas três áreas de: Exatas (110), Humanas (150) e Biológicas (57). Para realizar essas atividades estiveram envolvidas equipes de pesquisadores em número de 317, atuando nos mais diferentes setores da região.

Desses 317 trabalhos exibidos ao público durante o 1º dia de realização do Congresso de Iniciação Científica, 9 deles vieram de Rosana, sendo produzidos por estudantes da Unidade da Unesp de Primavera, no Pontal do Paranapanema. Alunos do curso de Turismo trouxeram um trabalho de pesquisa muito interessante, onde é demonstrada a preferência de idosos para suas viagens de recreação e lazer. Presidente Prudente é a cidade preferida por oferecer importantes atrativos: Shopping, Calçadão, Parque do Povo, Sesc/Thermas, Centro Cultural Matarazzo e Catedral de São Sebastião, dentre outros.

Em termos de saúde e bem-estar, foram elaborados alguns trabalhos sob orientação de docentes dedicados à medicina, fisioterapia e educação ambiental. Até mesmo as lesões provocadas pelo Tabagismo mereceram atenção especial dos participantes do evento, que elaboraram um Poster especial para ser mostrado durante a realização da 1ª fase do XXVI Congresso de Iniciação Científica na FCT/UNESP. A Sessão de Posters chamou a atenção de todos.

No decorrer do 1º dia, houve no período da tarde duas palestras pronunciadas por Marcos Barros (14 hrs), versando sobre “Currículo Lattes: A ferramenta de trabalho do pesquisador” e Michel Oshima: “Competência Internacional: uso dos recursos informacionais disponíveis na Rede de Bibliotecas da Unesp”. Seguiu-se a apresentação de trabalhos no Boulevard, com as primeiras avaliações.

Debates e integração na vida acadêmica

No dia 22/Outº, as atividades recomeçaram logo pela manhã no Auditório V, destinando-se à apresentação de trabalhos. Às 14hs: Mesa redonda para debater a Integração entre graduação e pós-graduação na vida acadêmica – troca de experiências. Com a mesa formada, destaque especial para os participantes, começando pelo Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino, docente credenciado no Programa Nacional de Mestrado em Ensino de Física Profissional.

A mesa redonda contou com a presença e participação da Profª.Dr. Rosânela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia; Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, Coordenador de Pós-Graduação em Fisioterapia; Prof.Dr.Cassio Machiaveli Oishi, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional; Rogério Eduardo Garcia, Chefe do Deptº de Matemática e Computação e Prof.Dr.Irineu Alipandro Tuim Viotto Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Expectativa quanto às provas

Na etapa final no Auditório V – Câmpus da FCT/UNESP – Intervenção cultural com o Mestre Tony (Educação); premiação e indicação de trabalhos para a 2ª fase – a ser realizada no mês de Novembro próximo. Muita gente se manifestou a respeito, enquanto começavam a ser examinados 42 trabalhos previamente selecionados para o evento estadual: Humanas (19); Exatas (15) e Biológicas (8).

Os trabalhos classificados como “melhores do CIC” serão levados para a competição final na cidade de Lindóia/SP no próximo mês, do dia 23 a 26/Novº. Da classificação geral e premiação de 2014, estarão inscritos para participação 451 trabalhos científicos.

Para a 2ª fase do Congresso de Iniciação Científica da FCT/UNESP estarão em disponibilidade na área de Humanas, 141 trabalhos: 35 (Arquitetura e Urbanismo); 60 (Geografia) e 46 (Educação). Exatas: 110. Ciência da Computação (8); Engenharia Ambiental (22); Engenharia Cartográfica (21); Estatística (7); Física (16) e Química (27). Biológicas: 57 trabalhos, sendo: Educação Física (35); Fisioterapia (22).

A abertura do XXVI Congresso de Iniciação Científica foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias e a 1ª palestra pela Profª.Drª.Silvânia Lanfredi Nobre (Pres.da Comissão de Pesquisa).

O Coral da Unesp regido pelo Maestro Alexandre (Alex) deu a nota mais alegre do dia 21/Outº, marcando a abertura do Congresso de Iniciação científica na FCT/UNESP.

A Profª.Drª.Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, ministrou palestra e participou de mesa redonda, juntamente com o Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino.

Outros participantes – especialmente convidados – tomaram parte na mesa redonda realizada no Auditório Discente V para ampla exposição e debate.

Foi muito importante a participação de ilustres convidados a esse encontro realizado em Outubro na FCT/UNESP. Presença também do prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre.

O pronunciamento dos docentes inscritos nesse evento, foi ouvido com muito interesse por parte da platéia presente no Auditório V da FCT/UNESP.

Além de Mestres e Doutores convidados para o Congresso de Iniciação Científica, também realizou-se a Intervenção Cultural com a presença e participação do Tony, no papel de Ator.

A Exposição de Trabalhos foi marcante este ano. Nada menos que 317 Posters em exposição. Aí estão o Prof.Dr.Cézar Leal e o Prof.Dr. Marcelo Messias, recebendo informações

Uma Equipe da UNESP de Rosana, trouxe para o XXVI Congresso de Iniciação Científica 9 trabalhos de pesquisa, aqui comprovados pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos e Profª.Drª.Silvânia.