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Nos Anfiteatros I e II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas no dia 3 de Outubro, à mesma hora (8h30), duas defesas públicas de teses de Doutorado em Educação. Atuação das candidatas: Juliana Aparecida Matias Zechi e Luciana Venâncio. Ambas se apresentaram perante as Comissões Examinadoras, tendo como Presidentes e Orientadores, os docentes: Profª.Dr.Maria Suzana de Stefano Menin e Prof.Dr. Mauro Betti, integrantes do Deptº de Educação da FCT/UNESP e Departº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP, respectivamente.

O tema desenvolvido por Juliana Aparecida Matias Zechi foi: “Educação em valores: Solução para a violência e a indisciplina na Escola?”, enquanto Luciana Venâncio desenvolveu seu trabalho abordando o tema:”O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a Educação Física em um processo educacional-escolar”.

Integraram também as bancas examinadoras, os seguintes membros: Do Departº de Educação da FCT/UNESP: Prof.Dr.Divino José da Silva; do Departº de Psicologia da Educação/Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP, Profª.Drª.Alessandra de Morais Shimizu; do Departº de Psicologia Evolutiva Social e Escolar/Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP, Prof.Dr.Leonardo Lemos de Souza e representando a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, a Profª.Drª.Telma Pillegi Vinha.

A outra banca examinadora foi constituída pelos docentes: Prof.Dr. Bernard Jean Jacques Charlot, da Universidade Federal de Sergipe; Profª.Drª.Elisabete dos Santos Freire, da Universidade São Judas Tadeu/São Paulo; Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite e Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima, ambas atuando como membros integrantes do Departº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Duas teses em resumo

A candidata Juliana Aparecida Matias Zechi afirma na tese de Doutorado que defendeu publicamente que o trabalho que ela desenvolveu se insere na linha de pesquisa “Processos formativos, diferenças e valores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Problemas de comportamento considerados pelos professores como violência, indisciplina e fala de respeito têm sido apontados indistintamente, como um dos maiores obstáculos à pratica pedagógica. Ao mesmo temo, provocam uma busca por estratégias que possam melhorar a qualidade das relações interpessoais estabelecidas nas escolas e o processo de ensino-aprendizagem.

Esclarece a Doutoranda que “o levantamento dos projetos foi feito a partir de um Banco de Dados já disponível da pesquisa em 2008, que aplicou questionário junto a diretores, coodenadores pedagógicos e professores de escolas públicas das diversas regiões do Brasil. Foi selecionado um total de 193 experiência. Buscou-se examinar nesses projetos que relações podem existir entre os temas, as finalidades, os métodos e os resultados dos projetos de Educação em Valores e o enfrentamento da violência e da indisciplina escolar.

Também se investigou, nesses mesmos projetos, qual é a formação recebida pelos docentes para atuarem nessa área. Por fim, foram selecionadas três experiências que apresentaram projetos que seguem critérios apontados pela literatura como necessários para uma Educação em Valores e prevenção da violência e da indisciplina, para coleta de dados por meio de entrevistas com professores e agentes administrativos.

Os resultados da análise dos 193 projetos revelam dois fatores que parecem motivar o trabalho com a Educação em valores nas escolas, acentua Juliana Aparecida Matias Zechi: os problemas de convivência entre alunos e destes cm professores marcados pelo desrespeito e agressividade; e a percepção, pelos agentes escolares, da ocorrência de uma “perda” ou “crise” de valores na sociedade e ausência da família enquanto instituição formadora. Nesse contexto, as iniciativas escolares estão voltadas para conseguir um relacionamento respeitoso entre alunos e entres este s e seus professores. E também, para a formação de valores morais considerados mais relevantes.

Para a conclusão, afirma a Doutoranda: Também foi verificada uma ausência de formação docente para a realização dos projetos e uma grande carência de experiências que se confirmem como projetos positivos. Por ouro lado, os três projetos brasileiros descritos e a experiência espanhola ilustrada, corroboram a conclusão de que a Educação em Valores pode ser um recurso frente à violência e à indisciplina – desde que entendida como uma prática preventiva – permeada pela gestão democrática, pelo trabalho cooperativo e pela valorização do protagonismo juvenil. A Escola deve se comprometer efetivamente com a reorientação de valores, de modo a contribuir para formação de personalidades éticas. Para tanto, torna-se necessário investir na qualidade da formação dos docentes.

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No aAnfiteatro II da FCT/UNESP, a candidata Juliana Aparecida Matias Zechi se apresentou perante a Comissão Examinadora no dia 3/Outº-8h30- para a defesa de sua tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação.

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A Orientadora da candidata Juliana Aparecida Matias Zechi, foi a Profª.Drª. Maria Suzana de Stefano Menin, do Departº de Educação da FCT/UNESP, que também teve atuação destacada na presidência da sessão.

 

A Escola como instituição secular

A candidata Luciana Venâncio acentua em sua tese de Doutorado, defendida publicamente no dia 3/Outº na FCT/UNESP que “tradicionalmente a escola é referida como uma instituição secular e responsável pela educação formal de pessoas. Todavia, sabemos que há diferentes escolas e que cada uma delas é constituída por e cotidianos tempos, espaços e pessoas singulares. Tais singularidades são influenciadas por aspectos complexos, dinâmicos e processos históricos que acabam por legitimar e/ou ressignificar determinados marcos legais, políticos e pedagógicos a partir das experiências vividas e compartilhadas pelos sujeitos envolvidos”.

A seguir, acentua a Doutoranda: Se a escola é um local no qual as pessoas ensinam e aprendem, podemos pressupor que a atribuição de sem tidos esteja vinculada às relações com os saberes que os sujeitos estabelecem no espaço-tempo vivido nessa instituição. Os questionamentos desta problemática são: Qual o sentido do aluno aprender Educação Física na escola no mundo contemporâneo? Quais as relações os alunos estabelecem cm os saberes da Educação Física quando se predispõem a aprender? Nosso objetivo geral é compreender como os alunos atribuem significados e sentidos à relação com os saberes elaborados com e nas aulas de Educação Física.

Luciana Venâncio acrescenta em sua defesa de tese: “Explicitamos as escolhas estratégicas para abordar as realidades em quatro mo(vi)mentos que trataram de: narrativas de experiências, (re)entrada em campo da pesquisadora, definição dos sujeitos, grupos focais e para compreender as perspectivas dos sujeitos recorremos às entrevistas de explicitação. Na primeira etapa da pesquisa foram inicialmente 24 jovens, na faixa etária entre 17 e 18 anos, ex-alunos da professora-pesquisadora, entre os anos de 2005 e 2008, em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental da região leste da cidade de São Paulo”.

Finalizando, a Doutoranda ressalta: Na segunda etapa da pesquisa 13 sujeitos discutiram e analisaram 69 frases e suas possíveis relações com os saberes a partir das vivências e experiências que tiveram com a Educação Física. Por sua vez, a discussão dos resultados trouxe questionamentos. No mo(vi)mento final apresentamos algumas perspectivas dos sujeitos e suas relações com os saberes e apontamos para a necessidade do campo investigativo educacional da Educação Física tomar os alunos como sujeitos que identificam, percebem e compreendem, analisam e criticam a forma como alguns saberes lhes foram apresentados, e também como capazes de elaborar seus próprios saberes.

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Luciana Venâncio, candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação marca presença no Anfiteatro II da FCT/UNESP, para apresentação de sua defesa de tese para obtenção do título de Doutorado.

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O Prof.Mauro Betti, do Departº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP, teve atuação destacada como Orientador da Doutoranda Luciana Venâncio e tb como Pres.da Sessão Especial realizada em 3/Outº.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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