set 29

No dia 22 de Setembro no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP, a candidata Joyce Galdino Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação fez sua defesa pública para obtenção do título de Mestrado. Como Presidente da Banca e Orientadora, atuou a Profª.Dr.Cláudia Maria de Lima, do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/SP.
Também integrando a Comissão Examinadora, as docentes: Profª.Drª. Renata Maria Coimbra Libório, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente/SP e Profª.Drª.Rosália Maria Duarte, da Pontifícia Universidade Católica/PUC, do Rio de Janeiro/RJ. Tema escolhido: “Mídias Sociais, Adolescentes e Cidadania: Espaço de representações e de educação para a Mídia”.

O trabalho de pesquisa desenvolvido pela candidata ao Mestrado está inscrito na linha de Práticas e Processos Formativos em Educação e seu objetivo foi de identificar e analisar a representação social de adolescentes matriculados na Escola Estadual “Comendador Tannel Abbud”, do ensino médio no município de Presidente Prudente. Enfoque na função da mídia; e, especial da mídia social (Facebook) na construção do conceito de cidadania que eles possuem.

Análise dos dados

A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, com deliniamento descritivo-explicativo; e assumirá o caráter de estudo de levantamento (Survey). A analise dos dados foi realizada mediante análise de conteúdo, visando contribuir para a compreensão deste fenômeno recente que é a presença das mídias sociais na vida dos adolescentes e suas interferências sociais.

Joyce Galdino Gomes revela que “os resultados mostraram que o Facebook se destaca atualmente na rotina dos jovens, apresentando potencialidades para o desenvolvimento de atividades escolares, pois são ambientes atrativos onde os jovens ficam boa parte do tempo para interagir, colaborar e desenvolver competências. Mesmo sem conhecer as potencialidades da Rede Social, utilizando-a em sua maior parte para interação social e entretenimento”.

Segundo a Mestranda – com base nesse trabalho de pesquisa que ela desenvolveu – os adolescentes demonstraram que o Facebook contribui no aprendizado por ser uma mídia inovadora. “Especificamente sobre o exercício cidadão, identificamos que o conceito é compreendido de forma superficial, sendo apresentado por eles sem uma visão crítica, ativa e transformadora. Apesar disso, os alunos revelam que o Facebook contribui no aprendizado deles sobre cidadania” – finaliza.

Perante a Comissão Examinadora, a candidata Joyce Galdino Gomes fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado em Educação/Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Nesta sessão pública, realizada no Anfiteatro VII da FCT/UNESP, a Mestranda se apresentou tendo como Orientadora a Profª.Drª.Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação do Inst.de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto – SP.