set 11

Na primeira semana do mês de Setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou um dos mais importantes encontros: Doutorado Interinstitucional da disciplina “Organização do trabalho científico II”. O evento que foi realizado de 01 a 05/Setembro, envolveu três Universidades (UNESP/UFPA/UEPA), está relacionado diretamente com o Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Desde sua abertura até o encerramento do Doutorado Interinstitucional, foi cumprida extensa programação, participando integrantes do Corpo Docente, Discente, visitantes e convidados em número considerável. Muitos deles vieram da Amazônia – especialmente do Estado do Pará – por força de um convênio estabelecido entre a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Universidade Federal e Universidade Estadual Paraense.

Desde o dia 1º de Setembro, apresentação de projetos de pesquisas, trabalhos de campo, desenvolvimento territorial, palestras, trabalhos ambientais, dinâmicas agrárias, produção do espaço, dinâmicas agrárias,políticas públicas e desenvolvimento regional. Também agendados: Produção do Espaço Urbano, Estudo da vegetação e clima, Planejamento e Gestão ambiental, Rede Urbana,Turismo, Cidades médias, Colóquio dos Projetos com a participação dos docentes e com o Orientador, a partir do agendamento feito pelo Doutorando.

Duas palestras programadas durante a realização desse evento tiveram destaque especial: no dia 04/Setº pela manhã, com o Prof.Dr.Antonio Carlos Vite, (sob a Coordenação da Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, da FCT/UNESP). No dia seguinte com a Profª.Drª.Regina Célia de Oliveira, ambos representando a UNICAMP. Esta última, sob a Cooordenação da Profª.Drª.Margarete Cristiane C.T.Amorim.

Temas em debate: “Pensando uma nova epistemologia para a Geografia” e “O papel do Geógrafo frente aos problemas ambientais”. No período da tarde, os docentes da UNICAMP tiveram também participação nos Colóquios relativos a Projetos de pesquisa, ao lado dos Profs.Drs: Nécio Turra Neto e Margarete Cristiane CostaTrindade Amorim e Doutorandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorado Interinstitucional UNESP/UFPA/UEPA, realizou-se no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente pela primeira vez; e reuniu docentes, doutorandos e visitantes de várias regiões do país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A UNICAMP prestigiou o encontro através da palestra”Pensando uma nova epistemologia para a Geografia”p/Profº.Dr.Antonio Carlos Vite.Coordenação da Profª.Drª.Rosângela de Medeiros Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante a 1ª semana de Setembro, houve intensa movimentação na cidade – e de forma mais acentuada – no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

NO CAMPUS DA FCT/UNESP, APRESENTAÇÃO DE INÚMEROS PROJETOS DE PESQUISA NA AMAZÔNIA

Nos primeiros cinco dias úteis do mês de Setembro/2014 foram inscritos 24 Orientadores a fim de dar assistência aos candidatos inscritos como discentes a partir da apresentação dos Projetos. O Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes foi o 1º Orientador – Projeto: “Camponeses, escolas e territórios: um estudo sobre os impactos da política de educação do campo na Amazônia Paraense”. Linha do Projeto: Desenvolvimento territorial p/Adolfo da Costa Oliveira Neto (dia 04/Setº).

Segue-se: Francilene Soares de Medeiros Costa: Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos socioterritoriais – Orientador: Marcelo Dorneles Carvalhal – Projeto: ”A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no Território de Castanhal/PA: uma análise do fluxo de notificações de agravos à saúde do trabalhador”. Hugo Rogério Hage Serra – Linha: Dinâmicas Agrárias Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Orientador: Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Projeto: Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento Regional na Amazônia: Concepções e Práticas Sociais”.

Ivana de Oliveira Gomes e Silva: Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos socioterritoriais – Orientador: Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr. – Projeto: “Às margens de Belo Monte: Formas de resistência da classe trabalhadora ao mega-empreendimento do PAC na Amazônia”. José de Queiroz Miranda Neto – Produção do Espaço Urbano. Orientador: Prof.Dr. Eliseu Saverio Sposito – Projeto: “Altamira enquanto cidade-média na Amazônia: Novos sujeitos e novos papeis de centralidade na dinâmica urbano-regional”.

Léa Maria Gomes da Costa – Desenvolvimento Territorial. Orientador: Prof.Dr. Arthur Magon Whitacker – Projeto:”Belém: ornamento territorial e produção do espaço urbano nos últimos 20 anos”. Marcel Ribeiro Padinha – Produção do espaço urbano. Projeto: Arthur Magon Whitacker.“A Rede Urbana Amazônica em tempo de caos: a centralidade exercida pela cidade de Altamira no Sudoeste do Pará, sob efeitos da reestruturação urbana e regional promovida pela Usina Hidrelétrica Belo Monte”. Mauro Emílio Costa Silva – Linha: Produção do espaço urbano. Orientadora: Profª.Drª. Eda Maria Goes – Projeto:” Cidades médias no Pará: a inserção da ordem distante na paisagem”.

Rogério Souza Marinho – Produção do espaço urbano – Orientador: Prof.Dr. Nécio Turra Neto – Projeto:”O lugar amazônico à beira-mar: espacialidades, temporalidades e identidade no litoral paraense”. Willame de Oliveira Ribeiro- Produção do espaço urbano – Orientador: Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo – Projeto: “Produção do espaço urbano e desenvolvimento sócio-espacial em uma cidade média da amazônia: uma análise da habitação e da dinâmica Imobiliária em Castanhal/Pará”.

Outros Projetos

No dia 05/Setembro, os trabalhos científicos voltados à Amazônia, continuaram no Câmpus da FCT em Presidente Prudente, sendo desenvolvidos pelos integrantes da UNESP, UFPA e UEPA, com Análise e Gestão Ambiental por Antonio de Pádua Mesquita dos Santos. Orientador: Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli. Projeto: “Educação e gestão ambiental em áreas de risco no município de Bacarena/Pará”. Benedito Ely Valente da Cruz – “Dinâmicas agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”. Orientadora: Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol – Projeto: “Queijo do Marajó: indicação de origem geográfica como estratégia de Desenvolvimento Territorial para a microrregião do Ararí-Marajó/Pará”.

Candidato seguinte: Francisco Emérson Vale Costa – Análise e gestão ambiental – Orientador: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – Projeto: “Planejamento Ambiental e gestão da Bacia hidrográfica do rio Tarumã-Açu, Manaus/Amazonas: um estudo a partir dos princípios e desafios de gestão integrada, descentralizada e participativa”. José Carlos da Silva Cordovil – Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Orientadora: Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz – Projeto:“Turismo na Amazônia ribeirinha: Políticas Públicas e Desenvolvimento nos municípios de Cametá-PA; Breves-PA e Parintins/AM”.

José Edilson Cardoso Rodrigues – Dinâmicas da Natureza. Orientadora: Profª.Drª. Margarete Cristiane C.T.Amorim – Projeto: “Estudo da vegetação e clima urbano: uma análise das características socioambientais na cidade de Belém/PA”. Maria Augusta Freitas Costa – Desenvolvimento Territorial – Orientador: Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet – Projeto: “Espaço e tempo da territorialidade cultural gaucha, na cidade de Santarém, no Oeste Paraense”. Paulo Alves de Mello – Dinâmicas da Natureza – orientador: Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos – Projeto: “Zoneamento ambiental aplicado à gestão de unidades de paisagens através de mapeamento de formações vegetais com alto poder de estabilidade ecológica e hidrogeomorfológica”.

Ainda no dia 05/Setº: Rita Denize de Oliveira – Dinâmicas da Natureza – Orientador: Prof.Dr.Paulo César Rocha – Projeto: “Alterações na morfologia do rio Xingu e seus impactos sobre as planícies fluviais na área de Hidrelétrica de Belo-Monte, sudoeste do Pará”. Rosinvanderson Baia Correa – Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional – Orientador: Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Projeto – “Uso do território e desenvolvimento regional: uma análise sobre o extrativismo do Açaí em pequenas propriedades na região Tocantins (PA)”. E por fim, Tiago Barreto de Andrade Costa – Produção do espaço urbano – Orientador: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães – Projeto: “Pobreza urbana e política de saúde: em busca da equidade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a participação de Docentes e Doutorandos de três Universidades brasileiras, realizou-se no Câmpus da FCT/Unesp o Doutorado Interinstitucional – Disciplina Organização do Trabalho Científico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Regina Célia de Oliveira, docente da UNICAMP veio especialmente para ministrar palesra sobre “O papel do Geógrafo frente aos problemas ambientais”. Coordenação da Profª.Drª.Margarete C.T.Amorim.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os que participaram desse encontro da mais alta importância para a Ciência e Tecnologia, sairam satisfeitos. São trabalhos dessa natureza, que valorizam o intercâmbio cultural e científico, unindo UNESP/UFPA/UEPA.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.