set 29

Às últimas horas da tarde de 3ª feira (23 de Setembro) retornou a Presidente Prudente, uma Delegação Acadêmica da Universidade de Sydney/USYD – da Austrália – a fim de acertar novas bases de intercâmbio acadêmico-científico com a FCT/UNESP. A Delegação Australiana que já esteve nesta cidade em 2013, foi constituída pela Profª.Drª.Kathryn Refshauge, Prof.Dr.Patrick Brennan e pelo Coordenador da Equipe, o Fisioterapeuta (PhD) brasileiro, Prof. Dr. Paulo Ferreira.

Cumprindo uma programação oficial no dia seguinte (24 de Setembro), os visitantes foram recepcionados na Sala da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho.

Anfitriões e visitantes partilharam o “café da manhã”; e depois participaram de uma breve reunião, estando também presentes os Profs.Drs.:Marcelo Pastre, Rubem Negrão e Rafael Zambelli, este último recém-contratado através de concurso público, após concluir curso de pós-graduação em Fisioterapia, com título de Doutor pela USYD, da Austrália.

Encontro com Professores e Estudantes

De conformidade com a programação previamente estabelecida, os visitantes – juntamente com o Coordenador da Equipe e cinco professores da FCT/UNESP, caminharam pelo Câmpus até chegar ao Anfiteatro II, onde tiveram importante diálogo com dez estudantes de Fisioterapia, interessados no Programa de Intercâmbio Brasil-Austrália, através da Unesp.

O Encontro envolvendo a Delegação Acadêmica da Universidade de Sydney/Austrália, cinco professores e dez estudantes de graduação e pós-graduação em Fisioterapia, mereceu destaque especial. Com ampla exposição sobre a proposta de intercâmbio acadêmico-científico, iniciado em Junho/2013, em cumprimento à continuidade do Programa de Internacionalização da UNESP.

Nesse encontro que durou cerca de duas horas, envolvendo professores, estudantes e demais participantes da área de saúde (Programa de pós-graduação em Fisioterapia), foi feita a apresentação de projetos das instituições e das principais linhas de pesquisa dos programas. As apresentações estão abertas a todos os alunos – incluindo de graduação, pós-graduação e outros acadêmicos interessados. São novas oportunidades para quem deseja fazer pós-graduação em Fisioterapia.

É importante saber, que em decorrência do acordo estabelecido através da proposta de intercâmbio da Unesp com a Universidade de Sydney/USYD, nada menos que três estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente estão concluindo atualmente o Mestrado em Fisioterapia na Austrália. Tão logo concluam a defesa de dissertação para obtenção do título de Mestrado, eles estarão retornando, o que está previsto para Outubro de 2014.

Recepção dos ilustres visitantes na Sala da Diretoria pelo Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP, com o “Café da manhã” no dia 24 de Setembro de 2014.

A Delegação Acadêmica da USYD/Austrália, caminha pelo Câmpus da Unesp/Pres.Prudente em direção ao Anfiteatro II, onde foi programado importante encontro.

O Prof.Dr.Paulo Ferreira (Fisioterapeuta PhD brasileiro), faz as apresentações aos Professores e estudantes interessados no Intercâmbio Unesp-USYD.

Os Projetos de Intercâmbio Acadêmico-científico estão vigorando desde o ano passado, em continuidade ao processo de internacionalização da Unesp.

De forma generalizada existe uma identificação marcante nos trabalhos de intercâmbio desenvolvidos pela FCT/UNESP e USYD – Universidade de Sydney/Austrália.