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No dia 19 de Setembro, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP, a candidata Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu Tese de Doutorado. A sessão foi presidida pela Profª. Drª. Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP, que atuou também como Orientadora da Doutoranda.

Ainda fizeram parte da mesa como integrantes da Comissão Examinadora – além da Orientadora – os seguintes docentes: Prof.Dr.José Armando Valente, da Universidade Estadual de Campinas (Nied-Unicamp); Prof.Dr.Simão Pedro Pinto Marinho, da Pontifícia Universidade Católica/PUC-Minas Gerais; Profª.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e Prof.Dr.Edson do Carmo Inforsato, do Departamento de Didática, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/SP.

Tema escolhido: “Formação de Professores para a Educação Inclusiva em uma abordagem CCS”, que a Doutoranda Danielle Aparecida resume como linha de pesquisa, desenvolvida no âmbito do Projeto PROESP – Formação de Educadores – compromisso com a Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na FCT/UNESP. Os aportes teóricos, metodológicos e práticos que subsidiaram a organização da pesquisa, são relacionados à problematização da formação de professores, diante de perspectivas de inclusão Escolar, compreensão sobre currículo e uso de TDIC na Educação.

“Assim, a pesquisa foi concebida com a premissa de formação inicial e em serviço de professores, no sentido de oferecer instrumentos de análise sobre as políticas e práticas de inclusão escolar de Estudantes (Público-Alvo da Educação Especial). E além disso: oferecer elementos para a construção de novas práticas, usando recursos tecnológicos em perspectiva de uma escola inclusiva por meio da promoção de atividades escolares que desenvolvam as habilidades de todos” – acentua a Doutoranda.

“A análise preliminar das atividades desenvolvidas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como a organização de dados coletados por meios de questionários , memorial reflexivo, fóruns de discussão e portfólios indica a relevância que o papel desse eixo desempenhou dentro das concepções dos professores cursistas frente à política de inclusão e sua aplicação em contextos escolares vinculados ao uso de TDIC nesse processo”. Portanto – diz Danielle Aparecida – os dados sinalizam sobre a importância de uma formação contextualizada, que atribua significados aos referenciais teóricos e práticos articulados ao dia-a-dia do professor. E mais: “A análise final sobre os resultados poderá caracterizar as contribuições efetivas da proposta para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos sujeitos” – finalizou.

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A tese de Doutorado/Educação, defendida por Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos realizou-se no Auditório I, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Deptº de Matemática,Estatística e Computação da FCT/UNESP.

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O tema desenvolvido pela Doutoranda e defendido publicamente, versou sobre: “Formação de Professores para a Educação Inclusiva em uma abordagem CCS”. A pesquisa está vinculada ao Projeto PROESP – Programa de Pós-Graduação em Educação na FCT/UNESP.

EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVA DOS ALUNOS É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA FCT/UNESP

Mais uma dissertação de Mestrado, relacionada ao Programa de Pós-Graduação em Educação foi defendida publicamente no ultimo dia 19 de Setembro, pelo candidato Marcos Roberto So, que teve como Orientador o Prof.Dr.Mauro Betti, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru. A Comissão Examinadora se fez presente a partir das 14hs no Anfiteatro VII da FCT/UNESP.

“Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física: as perspectivas dos alunos” – foi o tema desenvolvido pelo Mestrando em sua defesa de dissertação para obtenção do título de Mestrado. Além do Prof.MauroBetti, também fizeram parte da mesa e da Banca Examinadora,os docentes: Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e Prof.Dr.Jocimar Daolio, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Na dissertação afirma Marcos Roberto: “Os saberes profissionais docentes são bastante volumosos na literatura especializada. E o tema parece estar consolidado no campo da pesquisa educacional, inclusive na área da Educação Física. No entanto, pouco se tem considerado alunos como agentes nos processos de ensino e aprendizagem, pois estes também produzem e se relacionam com os saberes a partir de suas singularidades”.

O Mestrando esclarece que as observações e entrevistas apontaram para os resultados que se seguem: O medo de machucar e manifestado inicialmente por alguns alunos, foi superado com a dissociação da luta com violência; e isso se deve à diversão gerada pelos jogos de lutas propostas pela Professora – que demonstrou paciência – e deu atenção especial às instruções, e alguns alunos se valeram da amizade como meio de convencimento de colegas para participarem das aulas.

Na continuidade, Marcos Roberto acentua: O único golpe de Judô ensinado pela Professora (golpe de desequilíbrio denominado o-soto-gan), foi o tema mais lembrado pelos alunos, que lhe conferiram status de “saber derrubar alguém”. Quando questionados sobre o que contaria aos seus familiares sobre aprendizagem das aulas de judô, o-soto-gan foi o mais citado. E ao serem indagados de que forma explicariam suas aprendizagens, todos os alunos apontaram a demonstração corporal como recurso mais eficiente.

Convergindo com Charlot – que caracteriza diversas figuras do aprender – o-soto-gan – é um golpe de domínio de uma atividade, e conseqüentemente é difícil de ser anunciado em saber-objeto, o que justifica a dificuldade dos alunos de explicar verbalmente a metodologia de aplicação de golpes.

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O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Marcos Roberto So, se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de Mestrado, no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

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O Prof.Dr.Mauro Betti, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP, foi o Orientador do candidato Marcos Roberto So. A sessão de defesa pública de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP, verificou-se no dia 19 de Setembro de 2014.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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