set 17

A candidata Roberta Caetano da Silveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – enfrentou a Comissão Examinadora no último dia 11/Setº no Anfiteatro VI, onde defendeu publicamente sua dissertação de Mestrado. A Orientadora foi a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre “Educação Literária na Educação Infantil: o Livro nas mãos de Professoras e Educadoras de Araçatuba-SP”. Os outros membros da Banca Examinadora foram: a Profª.Drª.Flávia Brocchetto Ramos, docente do Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul/RS e Profª. Drª.Cinthia Magda Fernandes Ariosi, do Departamento de Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.

A dissertação trata de um estudo vinculado à linha de pesquisa “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, tendo por finalidade investigar como se processam as práticas de leitura e contação de histórias de duas professoras e duas educadoras adjuntas infantis que atuam com o mesmo grupo de crianças de 4 anos a 5 anos de idade (turmas de Etapas 1 e 2) de uma instituição de Educação Infantil , de período integral do Sistema Municipal de Educação de Araçatuba/SP.

A Mestranda Roberta Caetano da Silveira argumenta: “Trata-se de uma pesquisa em Educação, de abordagem qualitativa em uma perspectiva de estudo de caso do tipo etnográfico. Os procedimentos metodológicos se deram por meio dos instrumentos: entrevista estruturada; pesquisa de campo por meio de observação. Análise documental dos materiais de registros dos quatros sujeitos da pesquisa e análise comparativa das concepções e práticas de leitura e contação de e histórias dessas profissionais”.

Roberta acrescenta em seu relatório: “A analise da coleta dos dados qualitativos culmina na construção de cinco categorias, que buscam discutir as práticas educativas com leitura e contação e a possível formação do leitor, visando uma educação literária para todos. Os resultados revelam os equívocos cometidos pelas Professoras e Educadoras na definição de ler e contar histórias”. Isso – enfatiza a Mestranda – retrata o avesso literário quando muitas vezes se nega a Educação Infantil, empregando o texto como pretexto. Além das dificuldades na formação inicial dos sujeitos da pesquisa, para formar profissionais da educação e leitores – finaliza.

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Roberta Caetano da Silveira fez sua defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro II da FCT/UNESP em 11/Setº, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza(Deptº de Educação).

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Integrando a Comissão Examinadora, as Profªs.Drªs.Flávia Brocchetto Ramos,da Univ.de Caxias do Sul/RS(Video-conferência) e Cinthia Magda Fernandes Ariosi,da FCT/UNESP juntamente com a Profª.Renata.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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