set 08

No mês de Setembro/2014 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o Programa de Pós-Graduação Em Educação, Geografia e Matemática agendou inúmeras dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. As primeiras foram desenvolvidas na primeira semana do mês, com destaque especial para Educação, com três defesas de dissertação de Mestrado e três para Doutorado em Geografia e Educação nos dias: 03 a 05/Setº. Matemática teve apenas uma defesa pública de dissertação de Mestrado.

De acordo com o Departamento de Pós-Graduação da FCT/UNESP, até o final de Setembro estão previstas quatro defesas de dissertação de Mestrado (Educação) e outras quatro teses de Doutorado, sendo duas na área de Geografia e duas em Educação, que serão defendidas por candidatos previamente inscritos juntamente com membros integrantes das Comissões Examinadoras, que estarão reunidas nos Anfiteatros: I, II e VII. Para o mês de Outubro/2014 foram fixadas nada menos que três defesas públicas de teses de Doutorado em Educação, dias: 03 e 09.

A 1ª defesa de tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação – foi desenvolvida pela candidata Denise Ivana de Paula Albuquerque, verificou-se no Anfiteatro II na manhã de 03/Setembro. O Orientador foi o Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. Tema escolhido: “O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual”.

Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador e Presidente da mesa) os seguintes membros: Prof.Dr.Jordi Quintana Albalat, da Universidade de Barcelona/ Espanha; Profª.Drª.Maria Elisabette Brisolla Brito Prado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Bandeirante de São Paulo; Profª. Drª. Ana Maria Martins da Costa Santos, do Departamento de Educação e Profª.Drª. Ana Maria Osório Araya Balan, ambas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

A tese defendida

O trabalho desenvolvido por Denise Ivana de Paula Albuquerque, enfoca pressupostos para a Educação à distância (EaD) no país, bem como estudos e pesquisas realizados, observando a infinidade de modelos, de designs, de organização, de estruturas que caracterizam as diferentes propostas de cursos nessa modalidade. “É possível destacar, uma necessidade latente de promover debates que posam consolidar a EaD, como uma educação de qualidade”.

A Doutoranda ressalta: “As transformações ou inovações são indispensáveis, na medida em que o marco regulatório estabelece diretrizes que devem ser incorporadas para que se tenham novas formas de organização de pensamento, de construção de conhecimentos proporcionados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Frente a essas questões, a pesquisa que ora apresento, busca analisar o processo de formação e formadores que atuam no curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A.). O objetivo central foi verificar que efeitos do processo de formação permanente, em serviço e em exercício dos formadores do curso de T.A. sobre o trabalho da equipe do curso de T.A. no AVA”.

Denise acrescenta em sua defesa de tese: As ações adotadas no desenvolvimento da pesquisa foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da formação de professores e da Educação à Distância; e possibilitaram uma revisão conceitual quanto às questões, como orientação e acompanhamento da equipe de formadores, no que se refere à interação e comunicação no AVA; o trabalho colaborativo; a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a docência virtual.

Finalizando diz a Doutoranda: “Os procedimentos metodológicos que embasaram o estudo foram pautados nos pressupostos da pesquisa qualitativa, na perspectiva do estudo de caso. Os resultados preliminares, da análise dos dados, permitiram uma compreensão de como foram construídos os processos formativos dos formadores do curso de T.A. A partir desses resultados, foi possível levantar alguns indicadores que referenciaram a análise qualitativa do estudo”.

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A candidata Denise Ivana de Paula Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Educação faz sua defesa pública de tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

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Dois flagrantes especiais: Com o Orientador, Prof.Dr.Klaus Schlunzen Jr. e Prof.Dr.Jordi Quintana Albalat (da Univ.de Barcelona) e demais membros que integraram a Comissão Examinadora em 03/Set/2014.

TESE DE DOUTORADO/PROGR.DE GEOGRAFIA, DEFENDIDO NA FCT/UNESP POR CINTIA MINAKI

Mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, verificou-se no dia 03 de Setembro no Anfiteatro II (a partir das 13h30) pela candidata Cintia Minaki. ”O clima urbano como indicador de qualidade ambiental: estudo de caso de paisagem urbana de Araçatuba-SP”, foi o tema desenvolvido perante a Comissão Examinadora. Orientadora: Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Integrando a Banca Examinadora – juntamente com a Orientadora já citada – os docentes: Prof.Dr.João Lima Sant’ana Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP; Prof.Dr.Émerson Galvani, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP e Profª.Drª.Deise Fabiana Ely, do Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Desenvolvimento e clima urbano

O desenvolvimento urbano, associado à intensa exploração dos recursos naturais – disse a Doutoranda – tende a gerar problemas nas cidades. Nestas, a queda da qualidade ambiental pode ocorrer de diversas formas, desde a maior incidência de poluição até a geração de um clima urbano. Comprometem-se as condições de conforto da população e a oferta de serviços necessários. De modo geral, o grau de transformação corresponde ao ritmo do crescimento populacional dessas áreas.

Em sua defesa de tese para obtenção do título de Doutorado, declara Cintia Minaki: “Nesse contexto, propôs-se para Araçatuba, cidade paulista de porte populacional médio, com aproximadamente190 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE (2013), avaliar a qualidade ambiental a partir do clima urbano, com embasamento teórico nos princípios da Ecologia e do Planejamento da Paisagem. Foram realizados trabalhos de campo para o levantamento dos indicadores do clima urbano e, a metodologia do transecto móvel possibilitou o registro de dados noturnos de temperatura e umidade relativa do ar da câmara intraurbana até o limite rural”.

Cintia faz algumas observações importantes em sua tese de Doutorado: Em episódios da Primavera/Verão 2011/2012 e do Inverno 2012/2013, pelas medições móveis noturnas verificou-se uma ilha de calor com intensidade máxima de 6,4ºC na cidade. A disposição observada da Ilha de calor foi a de um núcleo na área central e alinhamento a norte-nordeste da malha urbana, havendo também formação de condições higrométricas mais secas, especialmente correspondentes. Além disso, delimitou-se unidades paisagísticas como subsidio ao planejamento urbano, contribuindo para o zoneamento na busca de assegurar maior flexibilidade na separação de usos.

Mais adiante, acentua a Doutoranda: “Por meio de pesquisa, concluiu-se que há situações propícias ao aumento da temperatura do ar que podem se agravar, caso não ocorram medidas que possam mitigadoras do desconforto térmico. A proposta de um sistema de indicadores baseado no clima urbano, para a análise da qualidade ambiental, foi eficaz para compreender como a temperatura e a umidade relativa do ar interagiram com outros componentes ambientais. Dessa interação dos indicadores utilizados, resultaram particularidades da área de estudo que devem ser investigadas, para a busca da realidade mais concreta acerca das conseqüências da urbanização local” – concluiu Cintia Minaki.

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A candidata Cintia Minaki, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, defendeu tese para obtenção do título de Doutorado perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro II, dia 03/Setº/2014.

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“O clima urbano como indicador de qualidade ambiental: estudo de caso da paisagem urbana de Araçatuba-SP” foi o tema que a Doutoranda desenvolveu, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Margarete Cristiane C.T.Amorim.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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