set 05

Reunindo centenas de participantes, a 8ª Semana da Arquitetura e Urbanismo FCT/UNESP este ano ganhou maior prestígio e repercussão, tendo-se em vista a organização do evento, que teve abertura oficial na manhã de 25 de Agosto e terminou no dia 29, depois de cumprir extensa programação. A ocupação do Espaço/Outro foi o tema predominante nas palestras e mesas redondas, seguidas por diversas Oficinas e “Conversa de Arquiteto” durante três noites consecutivas. O Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp- Câmpus de Presidente Prudente – presidiu a cerimônia de Abertura Oficial.

Na mesa de abertura, no Anfiteatro Discente V presença e participação de docentes e discentes (previamente convidados), sob a coordenação da Profª.Drª. Arlete Maria Francisco; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo; Prof.Dr.Evandro Fiorin; Luiz Antonio Raizzaro, do curso de Arquitetura e Urbanismo e Felipe Dias Cavalli, Discente. O evento foi uma realização bem sucedida, que contou com mais de duzentos inscritos, entre alunos e ex-alunos de Arquitetura e Urbanismo, além de professores.

A 1ª Mesa redonda, realizada na manhã de 25 de Agosto analisou sob todos os aspectos o Espaço/Outro, envolvendo Laura Sobral, Arthur Witacker e Rodrigo Barbosa Lopes. No período da tarde, Elizabete França deu enfoque especial na Política Habitacional da cidade de São Paulo, uma experiência 200/2012. No período noturno, outro tema em evidência: Cidade Cinza. Na 3ª feira, o destaque foram as Oficinas. E aí, o que mais chamou a atenção:”Como fazer ocupações no espaço público com base na Gambiarra” por Laura Sobral. Na Oficina de Ilustração o “Painel de Doodle-Arte na Maquetaria”.

Novos assuntos em pauta: “Cidades fragmentadas e o público de alguns: os impasses da urbanização nos subdesenvolvimento”. No dia 28/Agosto – novas Oficinas durante o dia inteiro, começando com Revitalização e Curativos Urbanos. Depois, “Praça sem nome” – Grafite, Trama, Balanços e Mandala. E no encerramento da programação do dia, “Conversa de Arquiteto”. No dia seguinte, marcando o fechamento da 8ª Semana da Arquitetura e Urbanismo FCT/UNESP, uma série de Oficinas e Exposição de Banners e Trabalhos, no Boulevard “Prof.Messias Meneguette Jr”.

O evento organizado pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo/CACAU juntamente com o Conselho de Curso da Faculdade de Ciências e Tecnologia, teve o apoio da Diretoria e do corpo docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetos e Urbanistas, Filósofos e Sociólogos. João Whitacker Ferreira abordou um tema que se aplica exatamente à uma cidade do porte de Presidente Prudente, com a ocupação de espaços: quer no Shopping, no Parque do Povo, nos Condomínios e até nos Cemitérios. Ele afirma que os Condomínios se tornaram “fortalezas, que se isolam com guaritas e muros eletrificados e matam assim, a rua, o sol, o vento, o ambiente, a vizinhança e o convívio social para alimentar uma falsa sensação de segurança.

(João Whitaker é Arquiteto, Urbanista e Economista. Professor da Faculdade de Urbanismo da Universidade de São Paulo/USP e da Universidade Mackenzie, de São Paulo).

O Prof.Dr.Marcelo Messias, na condição de Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia presidiu a abertura oficial da 8ª Semana da Arquitetura e Urbanismo FCT/UNESP, no Auditório Disc.V

O Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo (Chefe do Departamento) e a Profª.Drª.Arlete Maria Francisco (Coordenadora do evento), fizeram seus primeiros pronunciamentos.

Numerosa platéia prestigiou o ato solene de abertura da 8ª Semana da Arquitetura e Urbanismo FCT/UNESP, acompanhando com atenção a palavra do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

O Prof.Dr. Evandro Fiorin (Coordenador do curso), juntamente com os representantes do Centro Acadêmico e Conselho de curso de Arquitetura e Urbanismo – FCT/UNESP.

A 1ª Mesa redonda deste evento –ESPAÇO/OUTRO- envolveu três nomes respeitáveis da Arquitetura e Urbanismo: Laura Sobral, Arthur Witacker e Rodrigo Barbosa Lopes.

Os participantes do evento – docentes e discentes – se envolveram de forma inteligente nos debates, com perguntas e respostas objetivas sobre diversas questões ligadas à Arquitetura e Urbanismo.

Num clima de ordem e respeito, os participantes da Semana da Arquitetura e Urbanismo FCT/UNESP, cumpriram com eficiência mais uma importante missão, com resultados positivos.