set 13

“A Educação Física se encontra inserida em sistemas discursivos que constroem representações sobre condutas normalizadas em nossa sociedade. Ostentar um corpo diferente dos padrões de saúde e beleza, instituídos; não se adequar aos comportamentos sociais “apropriados” – segundo seu gênero – ou transgredir o sistema de inteligibilidade cultural que prediz uma relação casual e ordenada entre sexo, gênero e sexualidade são marcadores que denunciam algumas “diferenças” durante aulas de Educação Física na escola”. Foi assim que se manifestou o candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Vagner Matias do Prado, ao defender tese para obtenção do título de Doutorado na FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

A sessão destinada à defesa de tese de Doutorado/Educação, verificou-se no dia 05/Setembro, a partir das 14hs no Anfiteatro II, atuando como Orientadora do Doutorando, a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente. O tema escolhido para a defesa de tese do candidato Vagner Matias do Prado, foi: “Entre ditos e não ditos: A marcação social de diferenças de gênero e sexualidades por intermédio das práticas escolares da Educação Física”.

Demais integrantes da Comissão Examinadora, reunidos nessa defesa de tese: Profª.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira, do Departamento de Educação da FCT/UNESP; Prof.Dr. Wiliam Siqueira Peres, do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis; Profª.Drª.Helena Altmann, da Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Prof.Dr.Márcio Rodrigo Vale Caetano, da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. O Doutorando desenvolveu suas atividades com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo/FAPESP.

A tese defendida

Durante a exposição, o Doutorando Vagner Matias do Prado relatou: “Ao contar com o aporte teórico de estudos pós-estruturalistas e da teoria queer, objetivamos compreender de que maneira os discursos utilizados pela disciplina produzem marcas associadas ao gênero e a sexualidade tendo a heterossexualidade como base normativa. Investigamos como sujeitos que questionam os padrões de normalidade heterossexual são representados nos espaços escolares e como constroem resistências para transitarem por eles”.

E acrescenta o Doutorando: “A pesquisa foi desenvolvida junto a jovens adultos gays, no município de Presidente Prudente – SP. Através de aplicação de questionários socioeconômicos e da elaboração de seis (6) entrevistas semiestruturadas, analisamos relatos sobre vivências de sujeitos que se autorrepresentam enquanto homossexuais, a partir de suas rememorações sobre aulas de Educação Física na Educação Básica”.

Concluindo, frisa o Doutorando: Os resultados obtidos apontam que a Educação Física Escolar é tomada como padrão de normalidade. Sujeitos que não performatizam a masculinidade hegemônica, ou pautada na noção de virilidade e subjugação do feminino são alvos de constantes marcações de diferenças que objetivam “materializar suas não adequações” no cenário escolar e, mais especificamente, durante aulas de Educação Física nesse contexto – disse.

O candidato Vagner Matias do Prado, apresentou-se perante a Banca Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP para sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação.

A Orientadora foi a Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unes – Câmpus de Presidente Prudente- SP.