ago 16

Leishmaniose visceral foi o tema defendido na FCT/Unesp pela candidata Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea.

Sob orientação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se defesa de tese de Doutorado. A candidata Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea, do Programa de Pós-Graduação em Geografia desenvolveu sua defesa pública no Anfiteatro II, no período vespertino do dia 08 de Agosto (a partir das 14hs).

O tema abordado pela Doutoranda versou sobre:”Leishmaniose visceral na região de Presidente Prudente: distribuição espacial e rotas de dispersão”. Para isso, foram conhecimentos geoepidemiológicos e de ferramentas de geoprocessamento e análise espacial para analisar as rotas de disseminação dos agentes e da infecção da doença na população canina nas áreas urbana e rural.

Integrando a Comissão Examinadora como integrantes da mesa, o seguintes docentes: José Eduardo Tolezano, do Centro de Parasitologia e Micologia, do Instituto Adolpho Lltz, de São Paulo; Vamilton Alvarez Santarem, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal , da Unoste; Smuel do Carmo Lima, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG; Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, do Instituto Federal Catarinenese/IFC-Câmpus de São Francisco do Sul – além do Orientador – acima citado .

A tese defendida: vigilância e controle

“A questão central desenvolvida na presente tese, é uma abordagem integrada de elementos que envolvem as ações de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral (LV), relacionando dados e análise do mundo macrobiológico ao conjunto de informações espaciais existentes sobre o tema” – acentua a Doutoranda. O principal objetivo foi o de avaliar a distribuição espacial dos casos humanos com LV notificados e relacioná-los com a infecção na população canina nos municípios pertencentes à Rede Regional de Proteção à Saúde – RRAS 11 de Presidente Prudente – SP e rotas de dispersão do Agente Patógeno.

Para entender o contexto da área, diz a candidata ao Doutorado Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea: foi realizado um levantamento de dados secundários, que constitui a criação de bases cartográficas que tenham sido elencadas como explicativas do fenômeno estudado (LV). Com base na Bibliografia sobre o tema, identificando as espécies de Leishmanias circulantes na população canina, identificou-se fatores de riscos individuais para soropositividade em cães de áreas urbanas e rurais. Além da avaliação de prevalência de LV canina em Assentamentos Rurais.

Com base nesses resultados – ressalta a Doutoranda – foi possível identificar na RRAS 11 de Presidente Prudente, três diferentes tipos de centros de dispersão da LV: Core, eixo e borda e necessidade de a política pública repensar o Programa de Vigilância e Controle da LV e estabelecer estratégias diferenciadas para cada tipo de centro de dispersão. Visando assim, a quebra da cadeia de transmissão da doença e/ou o retardo do processo de dispersão em território paulista – concluiu.

A candidata Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

A tese defendida pela Doutoranda versou sobre: ”Leishmaniose Visceral na região de Presidente Prudente/São Paulo: distribuição espacial e rotas de dispersão”. Orientador: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.