ago 16

Candidato fez sua defesa pública no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/Unesp.

No dia 14 de Agosto no período matinal, o candidato Rosivanderson Baia Correa do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II. Orientador: Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, da FCT/Unesp. Tema: “Uso do território e perspectiva de desenvolvimento: análise da produção de Açaí na região Tocantina/PA”.

Na mesa principal – além do Orientador e Presidente dos trabalhos – os seguintes docentes: Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito e Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, ambos do Departamento de Geografia da FCT/Unesp: Prof.Dr.Francisco Fransualdo de Azevedo, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Prof.Dr.Gilberto de Miranda Rocha, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará.

O trabalho desenvolvido pelo Doutorando tem como objetivo principal, investigar e analisar a produção do Açaí (Euterpe olerácia martius) na região tocantina do Estado do Pará. Em particular os municípios de Cametá, Igarapé Mirí e Oieiras do Pará, pertencentes à microrregião geográfica de Cametá, considerados como grandes produtores de Açaí. Trata-se de uma produção na fase de grande expansão e excelente aceitação no mercado externo: regional, nacional e global.

O recorte temporal selecionado se estende – de 1990 até os dias atuais – por ser este o momento em que o Açaí-fruto (em forma de polpa), começa a ser comercializado fora da região. Além do consumo interno da Amazônia. Rosivanderson Baia Correa explica em sua defesa de tese que “a partir da polpa do Açaí surgem novos produtos, como o Sorvete de Açaí; Mix energéticos; refrigerantes, etc. A principal problemática investigada foi representada por vantagens às populações ribeirinhas que produzem Açaí, através da expansão do circuito espacial. Ou seja: para os mercados nacional e internacional”.

Conforme acentuou o Doutorando, a investigação foi realizada – utilizando pesquisa bibliográfica – e “além disso: pesquisa de campo e pesquisa documental. Os resultados apontam: existem perspectivas de desenvolvimento a partir da produção de Açaí. Especialmente aliadas a essas atividades, como a pesca e o cultivo de outras culturas” – concluiu.

Rosivanderson Baia Correa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp, defendeu tese de Doutorado no dia 14 de Agosto (Anfiteatro II).

O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.