ago 23

Tese de Doutorado/Geografia é defendida no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

No dia 18 de Agosto de 2017 o candidato Adolfo da Costa Oliveira Neto, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado sob orientação do Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

O trabalho defendido publicamente no Anfiteatro II (no período da tarde), perante à Comissão Examinadora versou sobre o tema: “Territórios subordinados: análise da política de desenvolvimento territorial a partir da produção de óleo de palma, pela Agropalma, em assentamentos de reforma agrária no Pará.
Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador e Presidente da mesa já citado acima), os seguintes docentes: Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, do CFCH da Universidade Federal do Recife/UFPE; Prof.Dr.José Antonio Herrera, da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará/UFPA; Prof.Dr. José Sobreiro Filho, do PPGEO, da Universidade Federal do Pará/UFPA e Prof.Dr.Luis Felipe Rincón Manrique, da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Novos contornos

O candidato Adolfo da Costa Oliveira Neto, logo na abertura de sua defesa de tese declara que “a questão agrária brasileira vem ganhando novos contornos, a partir dos dois governos de Lula”. Esclarece que no período de 2003-2010, o Governo Federal implementou um conjunto de políticas públicas no espaço agrário, como resposta ao conjunto de pressões de movimentos sociais e socioterritoriais camponeses e de representantes do agronegócio, em busca da viabilização de seus interesses.

O reconhecimento desse conflito – diz o Doutorando – é o objeto desse trabalho, investigando principalmente como a atual política de desenvolvimento territorial rural – pensada para a Amazônia a partir da dendecultura – impactou nos territórios camponeses. Tomaremos como referência – acentua – os processos que vem se desenvolvendo no nordeste paraense. Como um campo de luta na Amazônia, onde a partir da mobilização de diversos sujeitos, essa política vem avançando a passos largos.

Finalizando a defesa de tese de Doutorado/Geografia: “Para compreender o objeto, buscaremos realizar uma pesquisa quantiqualitativa, recorrendo à revisão bibliográfica, coletando dados a partir de análise documental e de pesquisa de campo. A ser realizada em territórios em que estejam em disputa projetos territoriais distintos, protagonizados pelo Campesinato e pelo Capital Agrário”.

O candidato Adolfo da Costa Oliveira Neto, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

O trabalho desenvolvido pelo Doutorando, teve a orientação do Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, docente do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.