ago 25

Tudo pronto! Começa neste Domingo, às 9hs da manhã no campo de futebol da FCT/Unesp.

Todos os anos, o Jornal O Imparcial promove um dos maiores festivais de pipas que se tem notícia até hoje. O evento mobiliza centenas de pessoas e traz para o campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, famílias de todas as categorias. Com elas, crianças e adolescentes, jovens e adultos. Pelas previsões são aguardadas neste Domingo – 27 de Agosto – pelo menos 5 mil pessoas. Os últimos entendimentos foram definidos no início desta semana. É uma parceria que envolve a Unesp e outras Instituições.

Um dos atrativos programados pelos organizadores do Festival de Pipas está relacionado ao tema central adotado pelos organizadores do evento: em alusão ao Centenário de Presidente Prudente. Uma exposição de fotos – especialmente selecionadas – colocará em foco o desenvolvimento da cidade e com ela, a história detalhada dos Festivais de Pipas em homenagem ao saudoso Raul Albieri, representado pelo seu filho João Albieri. A Associação Comercial e Industrial também fará sua exposição através de um memorial comemorativo aos seus 90 anos de existência.

Presente nesse encontro, representando a FCT e comemorando seus 60 anos – desde que foi criada a FAFI em Setº de 1957 – por ato do então Governador Jânio Quadros, o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias disse que “é natural a participação da Universidade nesses eventos culturais, mesmo porque fazemos parte da história da cidade. Professores e alunos estarão participando como Monitores” – acentuou. Em nome do Jornal O Imparcial, seu Diretor, Deodato da Silva assegurou que o evento vem ganhando prestigio cada vez maior, reunindo no esquema de organização as mais destacadas personalidades, empresas, instituições e corporações civis e militares.

O Lions Clube/Centro – além de representado – terá uma Oficina de confecção de pipas no local do evento, onde serão produzidas 50 unidades e outras 300 serão distribuídas gratuitamente às crianças presentes. O representante do Lions, Eduardo Toledo Dias informou que vai oferecer o material necessário para montagem das pipas, a fim de que as crianças se liguem às brincadeiras antigas e deixem de lado as novas e modernas tecnologias. Da mesma forma, a Professora Neucélia Felix da Silva – autora do livro educativo A Pipa – terá participação o evento divulgando a obra que ensina às crianças, como confeccionar seu próprio brinquedo. No local serão distribuídos 20 exemplares desse livro multicolorido, onde se destacam recomendações e cuidados com o Cerol e redes elétricas.

Inscrições no local

As pessoas interessadas em participar diretamente do evento poderão fazer suas inscrições no próprio local – neste Domingo – a partir das 9hs da manhã. São quatro categorias: Maior, Criativo, Temático e Destaque Especial. Serão conferidos troféus aos primeiros, segundos e terceiros de cada categoria. Exceção para o Destaque Especial, onde apenas uma Pipa é escolhida. Os primeiros classificados receberão bicicletas como prêmios.

Durante a realização do Festival de Pipas, haverá sorteio e distribuição de brindes, pipoca e algodão doce. Para o lazer, distribuição de picolés (um para cada participante), oferecidos por Sorvetes UEPA. Comidas e bebidas serão vendidas nas barracas; e o que for arrecadado será doado às Entidades Assistenciais (FEAPP) da cidade. Nas barracas serão comercializados 500 doces e também a mesma quantidade de cachorro-quente. A festa deste ano promete muitas surpresas e a certeza de que o Festival de Pipas “Raul Albieri” ganha repercussão e maior prestígio de ano para ano.

No campo de futebol da FCT/Unesp, os organizadores do 32º Festival de Pipas “Raul Albieri” promoveram encontro para definir a realização do evento.

Nesse encontro decisivo o Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias acertou todos os detalhes do evento com a equipe do Jornal O Imparcial.

Deodato da Silva e seus assessores tiveram a oportunidade de dialogar com todos os participantes da organização, enquanto a Profª.Neucélia F.da Silva, fala sobre seu novo livro: “A Pipa”.

O Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias classifica como natural a participação da Universidade num evento como o Festival de Pipas “Raul Albieri”em sua 32ª Edição.