ago 31

Comemoração foi desenvolvida nos últimos dias do mês de Julho de 2017 e reuniu alunos, ex-alunos, docentes e convidados.

Para comemorar as duas primeiras décadas do curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu um Encontro de Egressos (EEPGCC) nos dias 27 e 28 de Julho de 2017. No mesmo período foram comemorados os 40 anos do curso de Graduação na área de Engenharia Cartográfica. O curso é único no Estado de São Paulo.

Por iniciativa da Comissão Organizadora, a apresentação do “Perfil do Egresso da PGCC” tomou por referência as respostas de 49 entrevistados que responderam o Questionário; e outros 19 pela Enquete. As principais atividades desenvolvidas para marcar a realização do evento foram centralizadas no Auditório/Discente V da FCT/Unesp.

O Encontro contou com 71 participantes, reconectou os egressos ao PGCC, restabeleceu e reforçou laços de interesse profissional entre eles. Um dos fatores inspiradores para os egressos mais recentes, foi o contato com os primeiros que mostraram suas realizações acadêmicas, científicas /ou tecnológicas. Em princípio, os próximos encontros serão quadrienais.

Perfil do Egresso

A Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (PGCC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi criada em 1997 e neste ano de 2017 completou 20 anos. Trata-se de um Programa que oferece níveis de Mestrado e Doutorado, sendo recomendado pela CAPES com conceito Cinco (5). Até junho de 2017 foram realizadas 211 defesas, sendo: 162 de Mestrado e 49 de Doutorado. Assim, foram totalizados 173 egressos, dos quais 38 obtiveram ambos os títulos.

Quando questionada sobre a trajetória após o mestrado e/ou doutorado, a maioria respondeu que se dedica à docência. Dentre os entrevistados, 55% são mestres e 45% doutores; prevalece o gênero masculino com 57%; Presidente Prudente (SP) é o município da grande maioria dos entrevistados, cujo período da defesa do maior título ocorreu entre 2011 e 2015. A maior parte dos entrevistados trabalha no setor público, com rendimento bruto mensal variando de R$10 mil a R$15 mil.

Campos de atuação

Os principais campos de atuação são: a Geodésia, Computação e Sensoriamento Remoto. As palavras definem: área de trabalho, Ensino, Pesquisa e Extensão. Os temas mais importantes da pesquisa são a Geodésia e o Sensoriamento Remoto. O financiamento da pesquisa tem sido feito majoritariamente pela CNPq, CAPES e FAPESP.

Sobre a visão de futuro, os entrevistados responderam: Otimista e Promissora, envolvendo novas aplicações e integração tendo preocupação com acurácia e precisão. Empregando automação e tecnologia e adotando uma abordagem multidisciplinar voltada ao social, aliando desenvolvimento com inovação. As áreas sugeridas como promissoras para pesquisadores são: a Geodésia, a Fotogrametria e o Sensoriamento Remoto. Mais informaçoes: www.fct.unesp.br/eepgcc

No Auditório/Discente V da FCT/Unesp, os 20 anos do curso de Pós-Graduação (PGCC) ref.Ciências Cartográficas foram comemorados nos dias 27 e 28 de Julho de 2017.

Para participar do evento comemorativo (juntamente com os 40 anos do curso de Engenharia Cartográfica),graduados, graduandos, egressos, docentes e convidados especiais.

A programação comemorativa dos 20 anos do curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas se desenvolveu com um total de 71 participantes, inscritos previamente:Mestrado e Doutorado.

Para marcar com “chave de ouro” a comemoração festiva, alunos e ex-alunos, bem como docentes subiram ao palco e receberam expressivas homenagens, tendo a frente, o Prof.Dr.João Fernando.

Clique para ampliar!
Reunidos diante do palco, uma foto p/a história, envolvendo os que vieram recentemente e os mais antigos – docentes e egressos – dos cursos de Engenharia Cartográfica e Ciências Cartográficas.