ago 31

No mês de Agosto de 2017 as primeiras dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.

Na Agenda de trabalhos desenvolvidos pela Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram agendadas no decorrer dos últimos dias, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado em Ciências da Motricidade. No dia 16 de Agosto (no Anfiteatro VI), a Mestranda Catarina Covolo Scarabottolo fez sua defesa pública; e no dia seguinte (17 de Agosto), foi a vez da Doutoranda Thais Reis Silva de Paulo. Outra dissertação de Mestrado/Motricidade verificou-se no dia 25 de Agosto, por Bruna Thamires Ciccotti Saraiva, no Anfiteatro III da FCT/Unesp.

Orientadores: Prof.Dr.Diego Giulliano Destro Christófaro e Prof.Dr. Ismael Forte Freitas Junior, ambos do Departº de Educação Física da FCT/Unesp. As Comissões Examinadoras, tiveram ainda a participação dos docentes: Priscila M.Nakamura e Edilson S.Cyrino, do Deptº de Educação Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas e Deptº de Fundamentos da Univesidade Estadual de Londrina/UEL E Prof.Dr.Diego Giulliano Destro Christófaro, do Deptº de Educação Fisica da FCT/Unesp.

Como parte integrante da Comissão Examinadora ref.Doutorado/Ciências da Motricidade – além do Orientador Dr.Ismael – os seguintes docentes: Ruffo de Freitas Júnior, do Deptº de Ginecologia e Obstetrícia-FM- da Universidade Federal de Goiás; Luís Alberto Gobbo e Rômulo Araujo Fernandes, ambos do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp e Marjorie Leiva Camparoto, da Biologia Genética da Faculdade de Medicina de Pres.Prudente da UNOESTE.

Os temas desenvolvidos foram: “Relação da prática de atividade física em seus diferentes domínios, com a qualidade de vida relacionada à saúde e aspectos hemodinâmicos em idosos” ref. Mestrado e “Efetividade do treinamento físico para a composição corporal, variáveis metabólicas e qualidade de vida de mulheres após menopáusicas em tratamento para câncer de mama com inibidores da aromatase” (Doutorado). No dia 25 de Agosto, dissertação de Mestrado sob o tema: “Efeito do treinamento de Muay Thai sobre a composição corporal e parâmetros cardiovasculares em adolescentes com sobrepeso/obesidade”.

Câncer de mama – tratamentos

Thaís Reis Silva de Paula acentua em sua tese que “o câncer de mama é uma doença multifatorial, com vários tipos de tratamentos. Dentre os quais, a Quimioterapia, Radioterapia e a Hormonioterapia. Os inibidores de aromatase fazem parte do tratamento endócrino e são considerados medicamentos efetivos para o câncer de mama, que promovem menos chances de recidiva e metástase. Porém, seus efeitos colaterais são vários, dentre eles mudanças na composição corporal (diminuição da densidade mineral óssea e aumento do percentual de gordura), disfunção metabólica e piora da qualidade de vida”.

A Doutoranda acrescenta: Sendo assim, o treinamento combinado (resistido + aeróbico) pode ser uma estratégia interessante para minimizar os efeitos colaterais do tratamento para o câncer de mama e promover melhoras nessas variáveis. Objetivo: Analisar o efeito crônico do treinamento combinado sobre a composição corporal, variáveis metabólicas e qualidade de vida de mulheres pós-menopáusicas, que fazem tratamento para o câncer de mama com inibidores de aromatase.

Thais revela em sua defesa de tese que a intervenção durou nove meses; e as avaliações foram feitas nos momentos inicial, três, seis e nove meses, após iniciada a intervenção. As análises estatísticas foram realizadas de Anova Two-Way – medidas repetidas – utilizando softway estatístico SPSS-versão 24.0, com significância em 5%. Resultados: de acordo com as análises, o treinamento combinado foi efetivo para promover alterações na composição corporal (diminuição da massa total; da gordura corporal total, % gordura total e de tronco), variáveis metabólicas (diminuição de LDL), além de promover benefícios na qualidade de vida. Comparado com o grupo de controle, não foram observadas diferenças nas variáveis relacionadas à densidade mineral óssea com o treinamento.

Treinamento combinado

A conclusão da Doutoranda é que o treinamento combinado deve ser recomendado como forma de tratamento não-farmacológico, para mulheres pós-menopáusicas com câncer de mama. Além disso, esse tipo de programa pode ser considerado uma estratégia importante para melhorar a saúde. Qualidade de vida e sobrevida; como também, minimizar os efeitos colaterais do tratamento para o câncer de mama. E por fim, diminuir os impactos causados pela menopausa e pelo processo de envelhecimento.

A candidata Thaís Reis Silva de Paulo, do Programa de Pós-Graduação Ciências da Motricidade defendeu tese de Doutorado no dia 17 de Agosto no Anfiteatro VII da FCT/Unesp.

A Doutoranda teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.